Geral

Chuva de meteoros poderá ser vista no Espírito Santo a partir desta sexta-feira

A Eta Aquariid, como é conhecida cientificamente, é gerada pelo Cometa Halley, 1P/Halley, que foi descoberto pelo astrônomo e matemático Edmond Halley em 1696

Clique e veja todas as instruções de como localizar o radiante da chuva de meteoros no céu!

Uma chuva de meteoros poderá ser vista em todo o Espírito Santo a partir desta sexta-feira (5). De acordo com informações passadas pela Exoss Citizen Science, conhecida como Eta Aquariid (ETA, chuveiro IAU (sigla de Internacional Astronomic Unioniau) número 31), a chuva de meteoros acontece de 19 de abril a 28 de maio de cada ano e seu radiante está localizado na constelação de Aquário, próximo da estrela mais brilhante da constelação, a Eta Aquarii. O pico acontece de 5 a 8 de maio.

Eta Aquarid em Mount Bromo, East Java, Indonesia Foto: Reprodução/ Exoss Citizen Science/ Justin Ng

Eta Aquariid é gerada pelo cometa periódico Cometa Halley, 1P/Halley, que foi descoberto pelo astrônomo e matemático Edmond Halley em 1696. Ele tem um período orbital de cerca de 75,3 anos e seu próximo periélio será no ano de 2061. A outra chuva relacionada ao Halley ocorre em outubro são as Orionids.

História

O mais antigo registro da chuva de meteoros Eta Aquariids, remonta ao ano 401 e há também registros nos anos 839, 927, 934 e 1009. Os meteoros dessa chuva são rápidos e produzem uma alta porcentagem de rastros persistentes, mas poucos fireballs e oferece uma taxa de 20 a 40 meteoros por hora no seu pico.

Atividade da Chuva para 2017

A chuva poderá ser vista a partir de ambos os hemisférios, mas o hemisfério sul é o mais favorecido, recebendo uma taxa em dobro de queda de meteoros em relação ao hemisfério norte. No Brasil a chuva poderá ser vista em todo o país com céu limpo, pois a luz da lua crescente não interferirá na observação dessa chuva.

Pontos moeda