Geral

Liberação de gases, estrondos e forte clarão chamam atenção na área da Arcelor Mittal

Segundo os funcionários, o rompimento de uma tubulação teria causado o susto e a segurança do sistema funcionou sem problemas e não houve qualquer ferido

Liberação de gases na Arcelo Mittal assusta moradores Foto: ​Leitor / Folha Vitória

Barulhos semelhantes a explosões e clarões que lembravam chamas chamaram atenção de trabalhadores na área da Arcelor Mittal, além de moradores do bairro Jardim Camburi, nas proximidades da empresa, em Vitória. As imagens foram compartilhadas na noite desta terça-feira (2) como se fossem explosões na empresa.

No entanto, trabalhadores do local informaram que a situação aconteceu decorrente ao rompimento de uma tubulação de vapor. Com a falta de vapor, os exaustores de gás teriam parado e houve a abertura do sistema conhecido como "Bleeders", que libera a queima dos gases para a atmosfera. 

Segundo os funcionários, a segurança do sistema funcionou sem problemas e não houve qualquer ferido. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos (Sindimetal), Roberto Pereira de Souza, confirmou o rompimento da tubulação e a ausência de feridos. De acordo com ele, metalúrgicos informaram que não houve fogo, apenas liberação de gás que, em contato com a atmosfera, apresenta coloração semelhante à chamas.

Veja vídeos da liberação de gases

Por meio de nota, a ArcelorMittal Tubarão informou que sua unidade opera normalmente, sem intercorrências em sua produção. Acrescenta ainda que os vídeos que têm circulado na internet referem-se a um procedimento de contigenciamento na sua unidade de coqueria, ação de segurança adotada após um vazamento de vapor que parou os exaustores da unidade. A empresa reforça que não ocorreu nenhuma explosão ou acidente com vítima em suas dependências. 

Pontos moeda