Geral

Linhares terá vagas para jovens aprimorarem desempenho em matemática

Os estudantes interessados farão uma prova de seleção, onde os melhores classificados participarão do Projeto de Iniciação Científica de Matemática (PICMat)

O Projeto de Iniciação Científica de Matemática é uma iniciativa da Sedu Foto: TV Vitória

Estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio poderão aprimorar os estudos em Matemática. Serão ofertadas mil vagas para aulas e encontros de aprofundamento de estudos por meio do Projeto de Iniciação Científica de Matemática (PICMat), sendo 70% das vagas para estudantes da rede estadual e 30% para estudantes das redes municipais.

Os estudantes interessados farão uma prova de seleção, onde os melhores classificados participarão do Projeto de Iniciação Científica de Matemática (PICMat) com aulas e encontros de aprofundamento de estudos de Matemática. As inscrições poderão ser realizadas a partir das 10h desta sexta-feira (5) até às 15h59 do dia 13 de maio.

As vagas serão ofertadas em polos nos seguintes municípios: Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibatiba, Iconha, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Laranja da Terra, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

O Projeto de Iniciação Científica de Matemática (PICMat) é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Coordenação Regional da Obmep/Ufes e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). O edital com todas as informações sobre o projeto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (05).

Inscrições

Para se inscrever, o estudante deverá preencher o formulário de inscrição online com os seus dados pessoais, dados escolares, nome do professor regente de Matemática e a escolha de apenas um Polo de Iniciação Científica de Matemática (PICMat) para a realização da prova de seleção.

O formulário de inscrição será disponibilizado no site da Sedu, no ícone do “Programa Matemática na Rede: preparando campeões”, com os seus dados e os do estudante.

De acordo com a Sedu, o processo seletivo tem como finalidade a seleção de estudantes da rede pública estadual e também das redes municipais de ensino, matriculados no 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, para frequentarem as aulas e os encontros de aprofundamentos de estudos do “Programa Matemática na Rede: preparando campeões”.

Farão a prova os estudantes com inscrições validadas pela coordenação do programa, considerando o correto preenchimento do formulário de inscrição online e as quatro mil primeiras inscrições.  Serão aceitas no máximo quatro mil inscrições para realização da prova.

Prova de Matemática

A prova de Matemática será aplicada no dia 20 de maio, com início às 9 horas, no polo escolhido pelo candidato no ato da inscrição, e terá duas horas e meia de duração. Segundo a Sedu, o estudante deverá comparecer ao local da prova com 30 minutos de antecedência, portando documentos de identificação, lápis, borracha e caneta esferográfica de cor azul ou preta.

Serão avaliados conteúdos de Matemática contidos no Currículo Básico Escola Estadual, referente aos Conteúdos Básicos Comuns de Matemática, conforme ano/série dos estudantes inscritos.

O estudante que já foi premiado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ou que participou do “Programa Matemática na Rede: preparando campeões”, em 2016, como aluno de iniciação científica ou como aluno monitor de matemática, terá prioridade nos critérios de desempate.

Divulgação dos Resultados

O resultado da prova de Matemática será divulgado no site da Sedu, em ordem decrescente de pontuação, na data provável 23 de maio. Serão convocados apenas os estudantes classificados, conforme o número de vagas por polo, para realizarem a matrícula. Os demais estudantes classificados comporão cadastro de reserva para preenchimento de eventuais vagas remanescentes.

PICMat

O Projeto de Iniciação Científica de Matemática (PICMat) terá duração de seis meses, com carga horária semanal de quatro horas presenciais e uma hora online, totalizando 80 horas. Durante esse período, o aluno de iniciação científica de matemática receberá aulas de aprofundamento de estudos de Matemática para participar das fases da OBMEP 2017 e frequentará os encontros de orientações para elaboração de artigos científicos e produtos tecnológicos.

Essas produções científicas e tecnológicas serão encaminhadas para a coordenação do programa, com fins de análise e validação para publicação em periódicos científicos e participação nas feiras de ciências e tecnologias.

Programa Matemática na Rede: preparando campeões

O programa “Matemática na Rede: preparando campeões” tem como objetivo identificar jovens talentos em matemática, estimular a participação dos estudantes em Olimpíadas Científicas e Tecnológicas e fortalecer a aprendizagem a partir de atividades científicas e de monitoria.

O Programa Matemática na Rede: preparando campeões é um conjunto de ações que traçam diretrizes e metas de trabalhos, com o intuito de promover e contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, potencializando o ensino-aprendizagem dos alunos da rede pública e incentivando o aprofundamento de estudos de Matemática.

Além do Projeto de Iniciação Científica de Matemática, o programa possibilita, desde o ano passado, a todas as escolas da rede pública estadual a oportunidade de aderirem ao Projeto de Monitoria de Matemática, com certificados para professores regulares e alunos monitores, pelas atividades de monitoria e aprofundamentos de estudos em Matemática.

Os profissionais receberão formação continuada na plataforma virtual da OBMEP e certificado de orientação aos alunos monitores pela Fapes.

Pontos moeda