Geral

Oficinas de arte e memória vão ocupar e colorir as ruas de bairro em Muqui

O projeto “Arte Entre Morros” propõe ações de arte em estêncil e pintura em casas e muros da cidade. O evento entre os dias 25 a 28 de maio, e as inscrições estão abertas

O projeto Arte Entre Morros oferecerá oficinas gratuitas entre os dias 25 a 28 de maio, no bairro São Pedro, em Muqui Foto: ​Reprodução

O projeto “Arte Entre Morros” realizará, gratuitamente, oficinas e ações artísticas de memória e pertencimento no bairro São Pedro em Muqui, entre os dias 25 a 28 de maio. As inscrições estão abertas e podem participar professores, artistas e moradores interessados em adquirir conhecimentos técnicos e artísticos que relacionem o pertencimento e a memória local. 

As oficinas serão realizadas na antiga lavanderia pública do bairro, local que carrega muita história e será foco das ações artísticas e envolvimento comunitário, ressignificando e evidenciando uma nova história cultural. 

Durante o evento será realizada uma oficina de arte em estêncil com etapa introdutória sobre memória, trabalhando os ícones de Muqui em moldes vazados que podem gerar experiências sensíveis e artísticas no bairro onde moram, decorando ou ressignificando muros das ruas e as fachadas de suas casas, transformando seu espaço de vivência em um ambiente mais colorido, harmônico e coerente com a memória ou a iconografia que lhes pertence. A oficina artística será desenvolvida pelo artista plástico e designer Wilson Ferreira e a oficina de memória e pertencimento realizada pelo gestor de projetos criativos Jussan Silva e Silva, ambos de Muqui.

“Entre Morros” é uma união de moradores e artistas de Muqui interessados em valorizar a arte na cidade. A ação surgiu da vontade de se utilizar em pinturas em moldes vazados, ícones da cultura, fato este, que surgiu após grande arquivo fotográfico de detalhes da cidade, como: ladrilhos hidráulicos, janelas e personagens da cultura, coletados por Lívia Vieira de Mendonça, engajadora cultural e escritora muquiense.

Pontos moeda