Geral

Pacientes celebram fim do tratamento em Cachoeiro com projeto ‘Tchau Câncer’

Já utilizado em instituições do Brasil e do mundo, a iniciativa de comemorar o fim da quimioterapia também foi implantado no hospital de Cachoeiro na última sexta-feira (19)

Ao fim da quimioterapia, os pacientes badalam um sino em comemoração e recebem lembranças do Grupo de Apoio Foto: ​Divulgação

Um projeto lançado na última sexta-feira (19), em Cachoeiro pretende marcar e celebrar o fim do tratamento do câncer entre os pacientes do Hospital Evangélico (HECI). O ‘Tchau Câncer’ é uma parceria com o Grupo de Apoio aos portadores de Câncer de Cachoeiro (GAPCCI).

De acordo com a médica oncologista, Sabina Aleixo, o projeto tem como ideia marcar, com grande celebração, o fim de tratamento. “No dia que o paciente for realizar sua última sessão de quimioterapia, ele vai badalar o sino implantando no setor anunciando o final de seu tratamento”, explica a médica.

Segundo Sabina, os pacientes gostam de celebrar o fim da quimioterapia e outros tratamentos para combater o câncer e por isso é fundamental essa comemoração. “Isso é uma coisa que já acontece em outras clínicas, que tratam pacientes com câncer no Brasil e no mundo. Então, trouxemos para o hospital Evangélico, pois, como nas outras instituições, fazer tratamento oncológico não é fácil e, por isso, celebrar esse momento é muito importante”, completa. 

Além de badalar o sino, instalado no setor de oncologia do hospital, o paciente recebe uma pequena lembrança confeccionada pelas voluntárias do Grupo de Apoio aos portadores de Câncer de Cachoeiro.