Geral

Prefeito de Cariacica garante visita a bairro após ocupação de famílias

A ocupação, ocorrida na última terça-feira (2), teve o objetivo de barrar uma ordem de reintegração de posse no bairro Padre Gabriel, marcada para a próxima segunda-feira (8)

 Na opinião do coordenador do movimento de luta por moradia de Cariacica Paulo Assis, a reunião entre prefeito e moradores foi positiva Foto: Arquivo Pessoal

Sete representantes do grupo de famílias que ocupou um setor da Prefeitura Municipal de Cariacica (PMC) nesta terça-feira (2) participaram de uma reunião com o prefeito Juninho na tarde desta quarta-feira (3). O objetivo da reunião foi discutir uma decisão judicial de reintegração de posse de uma área pública no bairro Padre Gabriel, marcada para a próxima segunda-feira (8).

Na opinião do coordenador do movimento de luta por moradia de Cariacica, Paulo Assis, a reunião entre prefeito e moradores foi positiva. Segundo ele, as famílias estão confiantes sobre uma decisão melhor da prefeitura. Caso aconteça a reintegração, 51 famílias podem ficar desabrigadas.

Por meio de nota, a prefeitura informou que a comissão dos moradores foi recebida pelo prefeito Juninho, pelo procurador municipal e pelo secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente. No encontro, foi definida uma visita em Padre Gabriel, na manhã desta quinta-feira (4) com a presença do próprio prefeito, onde será avaliada a situação. A partir desta visita, será definida uma solução ao caso.

"Não podemos prever qual será a medida adotada pelo prefeito, mas ele se mostrou muito sensível sobre a situação dos moradores. Ele ficou de ir no bairro, avaliar a situação das famílias e após isso, se reunir com a equipe de governo dele e tomar uma decisão final sobre a reintegração. Sabemos que há um projeto de saúde destinado ao local, mas caso a reintegração aconteça, dezenas de famílias ficarão sem um teto para morar", disse o coordenador.

Ocupação prefeitura

Com o objetivo barrar a reintegração de posse, moradores de Padre Gabriel ocuparam um espaço da Prefeitura Municipal de Cariacica durante o fim da tarde desta terça-feira (2). Na ocasião, a prefeitura disse que o grupo foi recebido por uma comissão composta pela secretária municipal de Governo, pelo vice-prefeito e por representantes da secretaria municipal de Defesa Social, para uma reunião.

Porém, o coordenador do movimento de luta por moradia de Cariacica, Elias Ferreira Nunes, revelou o acordo selado entre as partes. Elias disse que foi agendada uma reunião entre comissão moradores e representantes da prefeitura para a tarde desta quarta-feira. Segundo ele, 51 famílias podem ficar desabrigadas caso aconteça a reintegração. Após a reunião, o grupo ainda permaneceu por alguns minutos do lado de fora da prefeitura, mas se dispersou por volta das 19h40.