Geral

Processo para captação de água no rio Reis Magos é iniciado na Serra

O sistema beneficiará a região de Serra Sede e entorno, com influência inclusive na região do Civit. Com isso, haverá uma diminuição da sobrecarga sobre o rio Santa Maria da Vitória

O canal possui 500m de extensão Foto: Pedro Dutra/ Secom-ES

O processo de captação de água no Sistema de Abastecimento Reis Magos teve início nesta quinta-feira (18). O processo consiste em intervenções para abertura do Canal de Captação com o rio Reis Magos, localizado no município da Serra, seguido das etapas de testes da estação.

O novo sistema tem importância fundamental para a segurança hídrica da Grande Vitória, pois vai reforçar o abastecimento do município de Serra com uma produção inicial de 500 litros de água por segundo. 

O canal possui 500m de extensão a céu aberto revestido em concreto e será aberto para direcionar o fluxo de água do rio até a Estação Elevatória de Água Bruta. O objetivo do projeto era de que o Reis Magos estivesse operando ainda em 2017.

Com aabertura do canal de captação com o rio Reis Magos, haverá equalização do fluxo de água. Após a estabilização do nível, será realizada a limpeza do material carreado do rio, a fim de garantir condição para partida das bombas da estação elevatória, que é a próxima etapa do processo de colocação do sistema em operação.

O Sistema Reis Magos consiste na captação de água no rio, adutora e elevatória de água bruta, estação de tratamento, reservatório de cinco milhões de litros, elevatória e adutora de água tratada de 15 quilômetros, com diâmetro de 700 milímetros, que alimentará o reservatório localizado em Serra Sede, já interligado.

De acordo com o gerente da Região Metropolitana Norte da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Luiz Cláudio Rodrigues, o próximo passo é realizar a partida e comissionamento das unidades de bombeamento que irão permitir a realização dos testes de estanqueidade da Estação de Tratamento e do Reservatório. "Após estes testes, será iniciado o período de pré operação com o bombeamento da água no sentido do Reservatório de Serra Sede para lavagem e testes dos 15 km de adutora de água tratada”, afirma.

O investimento soma R$ 70 milhões e vai beneficiar diretamente 150 mil pessoas e indiretamente 700 mil, considerando que diminuirá a sobrecarga sobre o Sistema Santa Maria da Vitória. O sistema beneficiará a região de Serra Sede e entorno, com influência inclusive na região do Civit.

Pontos moeda