Geral

Conscientização sobre lixo eletrônico em Domingos Martins

Ação começou junto aos alunos da rede pública e visa alcançar toda a comunidade da região

Você sabe como descartar, de maneira correta e sem poluir o meio ambiente, aquele monitor de computador que queimou? Essa e outras orientações sobre descarte adequado de resíduos estão reunidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e foi tema da ação de conscientização promovida pela Prefeitura de Domingos Martins junto aos alunos da Escola Municipal Augusto Peter Berthold Pagung, em Melgaço.

As boas práticas de descarte de resíduos podem ser reproduzidas por toda a população. Elcia Entringer, especialista em Meio Ambiente, explica que o Brasil é o país que mais gera resíduos eletrônicos e o que menos descarta da forma correta.

Em Domingos Martins ainda não existe opção de descarte para todos os tipos de eletrônico, no entanto, pilhas e baterias podem ser entregues na Secretaria de Meio Ambiente, na Prefeitura de Domingos Martins ou no Hotel Imperador. “Os produtos têm muitas substâncias tóxicas que prejudicam a saúde e o meio ambiente. Além disso, o descarte correto reduz gastos ao governo. Estamos lutando pela coleta seletiva do lixo seco também”, completou Elcia.

Na aula

Os alunos aprenderam sobre sucatas de eletroeletrônicos, composição, etapas de reciclagem e descarte correto, além de discutirem sobre os prejuízos ao meio ambiente, os males à saúde humana e dos animais.

Em seguida, os estudantes participaram de atividades práticas, descartando de maneira adequada os lixos eletrônicos. O projeto faz parte do Programa de Educação Ambiental que foi desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Domingos Martins. “Essa primeira palestra foi para os alunos do sétimo ano, mas a ideia é levar o projeto para todas as escolas. Faremos mais apresentações para que todos os alunos participem”, afirmou Elcia. 

Pontos moeda