Geral

Escolas do Sul do ES se preparam para uso de aplicativo de orientação vocacional

A plataforma online, tem por objetivo auxiliar os estudantes na escolha do melhor caminho profissional a seguir


Escolas públicas estaduais da Região Sul do Espírito Santo já se preparam para garantir orientação vocacional aos estudantes do Ensino Médio. A partir deste mês, as unidades já estarão aptas para adoção da plataforma online KUAU, desenvolvida por uma startup capixaba, que tem como objetivo auxiliar os estudantes na escolha do melhor caminho profissional a seguir.

O treinamento dos gestores das escolas que integram a Superintendência Regional de Educação de Cachoeiro de Itapemirim, para utilização da plataforma, será realizado na próxima segunda-feira (28). A capacitação será oferecida de forma online, pela equipe desenvolvedora da plataforma, em Vitória.

A plataforma oferece dicas sobre os diferentes tipos de profissões, além de testes de aptidão vocacional, que melhoram a autoconfiança e desempenho dos usuários. Por meio dele, o aluno também recebe orientações direcionadas de estudos, garantindo maior aproveitamento do tempo dedicado à esta atividade, além de mais motivação e melhor performance durante as provas.

Com vídeos de curta duração (menos de cinco minutos), pequenos questionários e informações sobre o mercado de trabalho, o KUAU consagra- se como um dos métodos mais eficazes para aqueles que desejam traçar sua carreira profissional. Além de todos esses benefícios, a plataforma pode ser acessado tanto por meio de aplicativo para smartphones (Android e iOS), tablets, quanto pelo website próprio.

Para ter acesso ao KUAU, as escolas devem efetuar cadastro junto à startup desenvolvedora do programa. Deste modo, cada estudante recebe uma senha e poderá usar o sistema sempre que desejar.

“Na atualidade, as escolas já estão percebendo que precisam deixar de ser conteudistas, e oferecer mais autonomia aos alunos. E o KUAU vai auxiliar justamente nesse processo de autonomia, favorecendo as escolas dos estudantes. Não somos um teste vocacional. Temos uma abordagem completamente diferente, e o nosso principal objetivo é estimular as pessoas”, explica o CEO no KUAU, Gilber Machado.

Ao todo, 342 escolas já utilizam o aplicativo no Estado, sendo 280 na rede pública e 62 na rede particular de ensino. Dentre as unidades públicas que adotaram a plataforma estão as unidades da Escola Viva e os pólos Pré-Enem Digital da Secretaria Estadual de Educação (Sedu).

Treinamento na Grande Vitória
Na semana passada, diretores e pedagogos de 34 escolas públicas da Grande
Vitória, e interior, participaram de um debate a respeito da orientação
profissional no Ensino Médio.

Na ocasião, além do treinamento para uso da plataforma, os educadores puderam compreender a importância da orientação vocacional e seus reflexos na vida dos jovens. O encontro foi realizado na Superintendência Regional de
Educação de Vitória, localizada na Praia do Canto.

Pontos moeda