Espírito Santo tem 75% dos postos de combustíveis abastecidos na Grande Vitória e 50% no interior

Paralisação dos caminhoneiros

Geral

Espírito Santo tem 75% dos postos de combustíveis abastecidos na Grande Vitória e 50% no interior

Informação é do Sindipostos-ES, que conseguiu, na última sexta-feira, uma liminar para que a PM escoltasse os carregamentos de combustível

Segundo o Sindipostos, 75% dos postos da Grande Vitória já foram reabastecidos

Cerca de 75% dos postos de combustíveis da Grande Vitória e 50% no interior do Espírito Santo já estão sendo reabastecidos com gasolina e diesel nesta segunda-feira (28). A informação é do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Espírito Santo (Sindipostos-ES).

Desde a última sexta-feira (25), uma força-tarefa está sendo conduzida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) para a manutenção da ordem e para garantir a chegada de produtos cruciais à população capixaba. Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo, coronel Alexandre Ramalho, a prioridade, a partir desta segunda-feira, é o acompanhamento de entregas no interior.

"Você pode verificar um ou outro caminhão sendo escoltado dentro da Grande Vitória, mas a maioria desses caminhões está com destino ao interior. Estamos abastecendo o norte, o sul do Estado e essa escolta é necessária para que, nesses pontos de manifestação, ocorra o diálogo com os caminhoneiros, informando que é uma carga importante também para a manutenção de serviços essenciais e para a própria população", afirmou o comandante.

O Sindipostos conseguiu uma liminar na Justiça para que a Polícia Militar escoltasse os carregamentos de combustível e garantisse as entregas. A PM afirma que, somente neste domingo, escoltou 130 caminhões, o que garantiu a distribuição de 3,6 milhões de litros de combustível, principalmente na Grande Vitória. Segundo o Sindipostos, com essa escolta, 80 postos no Estado foram abastecidos.

Já a Sesp informou que "o esforço do Governo do Estado tem apresentado resultados significativos no transporte público, cujas frotas que atendem aos usuários estão completamente abastecidas, além da plena operação das forças da Segurança Pública – Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros -, dos órgãos da Saúde e também da Educação".

Ainda de acordo com a Sesp, não há registros de bloqueios de manifestantes nas rodovias no Espírito Santo. A secretaria informou também que existem 26 pontos de protesto, com 1.459 manifestantes envolvidos.

Escolta

Polícia Militar tem feito escolta de caminhões para garantir a entrega de mercadorias

De acordo com a Polícia Militar, em nenhuma das escoltas realizadas, tanto na capital quanto no interior, houve confronto ou necessidade de usar a força policial para passar pelos pontos de concentração de manifestantes.

No entanto, em alguns pontos a polícia precisou parar para pedir passagem aos manifestantes. Nesta segunda-feira, dois caminhões-tanque, que seguiam vazios para Vitória, foram parados por manifestantes em Iconha. Os veículos iriam abastecer na capital e voltar para o sul do estado. Os policiais que faziam a escolta tiveram de intervir para permitir que os caminhões pudessem seguir viagem.

Também neste segunda-feira, 47 carretas vazias saíram de Santa Maria de Jetibá, na região serrana do Estado, com destino a Uberlândia, em Minas Gerais, para buscar ração. No entanto, elas foram abordadas por manifestantes que se concentram em um ponto na BR 262, na altura de Brejetuba. De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Militar, a negociação para a liberação continua na noite desta segunda.

>>Veja<<