folha vitória 11 anos

Geral

Estudantes vivenciam experiência na redação do Folha Vitória e produzem conteúdo especial

O projeto Conexão Folha Vitória visa parcerias com instituições de ensino e disponibiliza espaços para troca de experiências entre acadêmicos e profissionais da área jornalística. Nessa 1ª série de reportagens os alunos de comunicação da Faesa abordam temas que impactam o jornalismo atual.

Em comemoração aos 11 anos do Folha Vitória, o jornal online promove um projeto em parceria com o Centro Faculdades Integradas Espírito-Santenses (Faesa). Na parceria, 11 alunos do centro universitário tiveram a oportunidade de vivenciar, durante uma semana, a rotina na redação do Folha Vitória e produziram 11 matérias jornalísticas sobre diversos assuntos da atualidade.

Os alunos Kennedy Cupertino, do 7º período de Jornalismo, e Isabella Mendes, do 3º, foram os primeiros alunos a serem recebidos pela equipe de jornalismo do Folha Vitória. "Espero verificar, ainda que de forma preliminar, as habilidades que preciso desenvolver para exercer a profissão, em especial numa redação. E também adquirir experiência nesse sentido", fala Isabella.

"O projeto proporcionou uma nova visão. Mesmo eu que já tenha estagiado na área, a sensação foi nova. Cheguei com novas experiências e novos conhecimentos. O projeto propõe um olhar diferente. Os profissionais da Rede Vitória orientaram que observássemos toda a movimentação da redação. Foi bem enriquecedor", comenta Cupertino.

O coordenador do curso de jornalismo da Faesa, Paulo Soldatelli, explicou como foi a seleção dos alunos que participam do projeto. "Tivemos que selecionar os alunos, pois como é um dia de produção, alguns podem ter dificuldades como timidez, por exemplo. Pensamos nisso para que a oportunidade não fosse desperdiçada", revela.

"Os selecionados são alunos que têm a capacidade de produzir. Talvez até não consigam, isso é normal. Mas eles têm potencial. Pedimos para que cada um deles pensasse na pauta que gostaria de produzir, para que eles não chegassem à redação sem sugestões. Achamos super válido participar do projeto, pois ele ajudará cada estudante a encontrar o caminho dele", completa o coordenador.

Bianca Rodrigues, gestora de pesquisas e extensão dos cursos da Faesa, enxerga que essa é uma oportunidade em que o aluno pode sentir, na prática, o ambiente profissional.

"Por meio dessa parceria, esperamos uma aproximação de nossos alunos com o mercado. É essencial para a Faesa se aproximar do mercado para inserir os estudantes na vivência profissional. Eles vão colocar, de fato, a 'mão na massa'. Com isso, garantimos uma melhor entrega de profissionais para o mercado de trabalho, através da vivência na prática profissional. É uma garantia de formação mais qualificada e assertiva", afirma a gestora.

O gerente de jornalismo da Rede Vitória destaca que o projeto é benéfico para todas as partes diretamente envolvidas com ele. "Esse projeto proporciona uma aproximação da academia com o mercado e permite troca de experiências. Temos com o que contribuir para os alunos, mas eles também contribuem conosco. O objetivo é promover uma troca interessante para todos no projeto, no qual quem ganha é o leitor", diz.

As reportagens especiais produzidas pelos alunos de Jornalismo serão publicadas ao longo de toda a semana no Folha Vitória.


Pontos moeda