Geral

Evento promove a saúde bucal de gestantes neste sábado, em Cariacica

A ideia principal é conscientizar as mamães sobre os riscos das doenças bucais que podem desenvolver e que poderão, futuramente, influenciar a saúde do seu bebê.

Ana Julia Chan *Estagiário

Redação Folha Vitória

O pré-natal médico é de conhecimento de grande parte da população, mas o que poucos sabem é da existência e importância do pré-natal odontológico, essencial para prevenir uma série de doenças bucais que podem influenciar diretamente na saúde do bebê.

O Pré - Natal Odontológico

Durante a gravidez o organismo feminino passa por um conjunto de alterações hormonais, que modificam a saliva e o pH da boca, dificultando sua higiene. Dessa forma, os riscos do desenvolvimento de doenças bucais como a cárie e a doença periodontal aumentam significativamente. A prevenção destas doenças também auxilia no controle da diabetes, que pode se agravar na gestação.

O tratamento é feito de maneira segura e sua periodicidade depende da necessidade de cada mãe. Geralmente, o recomendado é um acompanhamento trimestral com consultas que promovam mais saúde e higiene.

Dia Nacional do Check up Gestante

Com objetivo de promover a conscientização e prevenção da saúde bucal da gestante, o Grupo Qualidade em Saúde está lançando, durantes os meses de maio e junho, a Campanha Nacional Odontológica Check up Preventivo Digital Gestantes.

Neste dia, em diversos locais públicos, em todas as regiões do Brasil, haverá a realização de exames preventivos e palestras de conscientização sobre a saúde, bem-estar e cuidados bucais. A iniciativa define a maior ação social de pré-natal odontológico do País, que ocorrerá no dia 19 de maio: o Dia Nacional do Check up Gestante.

A ideia principal é conscientizar as mamães sobre os riscos das doenças bucais que podem desenvolver e que poderão, futuramente, influenciar a saúde do seu bebê. Além disso, os dentistas vão orientá-las na formação de bons hábitos de higiene bucal, uma adequada escovação após as refeições, o uso do fio dental, entre outras práticas.

O evento

A ação voluntária dos dentistas do grupo Qualidade em Saúde estará presente também na Grande Vitória. Neste sábado (19), na maternidade municipal de Cariacica, no Bairro Alto Lage. O evento acontecerá das 8h às 11h. A previsão é de que mais de 70 gestantes sejam atendidas.


Pontos moeda