Geral

Governo do Estado faz balanço de atuação da força-tarefa durante greve dos caminhoneiros

Secretários do Governo do Estado garantiram que serviços essenciais estiveram funcionando plenamente durante toda a manifestação

 Nylton Rodrigues (Segurança Pública) e Ideraldo Lima(Agricultura) |Foto: Pedro Dutra/ Secom-ES

O Governo do Estado apresentou, na manhã desta quinta-feira(31), um balanço das atividades da força-tarefa que manteve a ordem e os serviços essenciais para a população capixaba durante a greve dos caminhoneiros.

De acordo com o responsável pela Secretaria de Segurança Pública, Nylton Rodrigues, o Governo estabeleceu prioridades ao longo do movimento. A primeira foi a manutenção dos serviços essenciais (trabalho das polícias, dos bombeiros, da Saúde e da Educação). Depois, a escolta dos produtos cruciais à vida. Em seguida, o trabalho para condução dos combustíveis.

Nylton Rodrigues destacou que o Governo estabeleceu prioridades ao longo do movimento. A primeira foi a manutenção dos serviços essenciais (trabalho das polícias, dos bombeiros, da Saúde e da Educação). Depois, a escolta dos produtos cruciais à vida. Em seguida, o trabalho para condução dos combustíveis.

“O trabalho das polícias foi perfeito. Montamos uma central de escoltas. Devemos lembrar que fizemos 516 escoltas de comboios de caminhões. A Polícia Civil ainda escoltou os produtos que chegaram aos supermercados. O trabalho com a PRF foi importante também”, ressaltou o secretário.

O responsável pela pasta da Segurança Pública disse também que a polícia realizou ações para escoltas de insumos para tratamento de água realizada pela Cesan.

Com relação à desmobilização dos protestos, Nylton Rodrigues exemplificou que os pontos de manifestação acabaram por volta das 21h desta quarta-feira (30). No início do movimento, chegaram a haver 39 locais com manifestos nas rodovias estaduais e federais que cortam o Espírito Santo. A inteligência foi usada para monitorar quem estava nos atos.

Dados da Agricultura

O secretário de Estado da Agricultura, Ideraldo Lima, contou que o setor já volta à sua normalidade. A Ceasa já está recebendo produtos de fora do Espírito Santo, incluindo maçã, melancia e batata.

Ideraldo lembrou que já está ocorrendo o transporte do farelo de milho para alimentar aves e suínos do Estado.

“Sempre estivemos reunidos para definir as estratégias. Foi um trabalho conjunto. Devemos exaltar os agricultores capixabas, que têm muita competência. A situação já está se normalizando”, disse Ideraldo.

Serviços garantidos durante a greve

- 100% dos ônibus circularam
- Combustíveis nos postos: operações da PM escoltaram carretas e garantiram o produto à população.
- Ceasa em funcionamento e com a presença de produtores, havendo escoamento da produção.
- Hospitais atenderam normalmente. Estoques de sangue e de remédios garantidos.
- Escolas tiveram aulas regulares e o calendário não ficou prejudicado.
- Foi destinada alimentação para aves e suínos.
- Escoltas de insumos para a Cesan, garantindo o tratamento da água ao capixaba.

Pontos moeda