Geral

Ministério da Saúde envia 137 mil vacinas contra gripe ao Estado

Secretaria Estadual de Saúde fará a distribuição dessas doses para os municípios utilizarem, principalmente, durante a o "Dia D de Vacinação", que acontece neste sábado (12)

Cento e trinta e sete mil doses de vacina contra a gripe chegaram ao Estado nesta terça-feira (8). A remessa foi encaminhada pelo Ministério da Saúde a Secretaria Estadual de Saúde, que fará a distribuição dessas doses para os municípios utilizarem, principalmente, durante a campanha nacional de vacinação do "Dia D", que acontece neste sábado (12).

Já contando com os números dessa nova remessa, o Estado já recebeu 836 mil doses da vacina. Inicialmente, elas são utilizadas para vacinar pessoas do público-alvo, como indígenas, idosos, gestantes e mulheres que realizaram parto nos últimos 45 dias.

De acordo com o cronograma enviado pelo Ministério da Saúde para o Programa Estadual de Imunizações, as próximas vacinas serão entregues nos dias 16 e 24 de maio.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, disse que o quantitativo total destinado ao Espírito Santo contempla tanto o estoque estratégico (quantitativo reservado para casos emergenciais) quanto a quantidade de doses necessárias para vacinar a população alvo, que é de 963.932 pessoas. “A vacina chega aqui, imediatamente é dispensada para as regionais e municípios. Estas doses vão compor o estoque do Dia D, que acontece no próximo sábado. Vale destacar que no Dia D só serão vacinadas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde”, disse.

Cobertura vacinal

Cerca de 225 mil pessoas já receberam a vacina no Estado, sendo cerca de 201 mil dos grupos prioritários com meta estabelecida e 24.421 nos grupos prioritários em que são apenas monitoradas as doses aplicadas.

Os grupos com maiores coberturas de vacinação até o momento são os indígenas (34,93%), mulheres que fizeram parto recentemente (33,79%), idosos (33,14%) e gestantes (24,88%). Já os grupos com menores coberturas são crianças de 6 meses a menores de 5 anos (18,06%), trabalhadores da saúde (17,82%) e professores (17,24%).

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começou no dia 23 de abril e vai até o dia 1º de junho, com o dia D no dia 12 de maio. No Espírito Santo, 963.932 pessoas estão entre o público-alvo da campanha, que tem como meta imunizar pelo menos 90% (867.538) dessa população, conforme estabelece o Ministério da Saúde.

Público-alvo

- Crianças de 6 meses até menores 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);

- Trabalhadores de saúde;

- Gestantes;

- Puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto);

- Pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais;

- Povos indígenas;

- Pessoas com 60 anos ou mais;

-Professores que atuam em sala de aula em escolas públicas e privadas de ensino infantil, fundamental, médio e superior;

- População privada de liberdade;

- Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas;

- Funcionários do sistema prisional.

Pontos moeda