Geral

Podcast jornalístico e a nova forma de consumir notícias em áudio

O projeto Conexão Folha Vitória visa parcerias com instituições de ensino e disponibiliza espaços para troca de experiências entre acadêmicos e profissionais da área jornalística. Nessa 1ª série de reportagens os alunos de comunicação da Faesa abordam temas que impactam o jornalismo atual.

Reportagem: Lara Mireny - aluna do 3° períodoO

O podcast apresenta características do rádio, pois é imediato e dinâmico. No entanto, para o professor de rádio e TV Felipe Dallorto, não deve ser considerado uma espécie de rádio digital, uma vez que apenas se apropria da linguagem, esta sendo curta, rápida, direta e de fácil entendimento.

A jornalista Gabriela Soares se interessou tanto por esse formato digital de comunicação que fez seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre podcast. Ela disse ter escolhido esse tema pelo fato de apresentar a informação de uma forma mais clara e compreensível. 

Essa mídia está crescendo cada vez mais. Desde que surgiu no Brasil, em 2004, muitas pessoas usam ou consomem essa plataforma. O estudante Pedro Pimenta, disse que costuma ouvir podcasts que falam sobre cinema.

A maneira de consumir informação mudou com o passar do tempo, é importante procurar um público-alvo e conectar-se com o ouvinte. Fellipe Dallorto afirma que é fundamental a produção de podcast e que a Internet ajuda a dialogar com o público mais jovem.

Nesse tipo de arquivo multimídia, as pessoas falam sobre diversos assuntos e também expressam suas opiniões. O professor explica que o podcast pode realizar a mesma função que os jornais e revistas digitalizados e que possibilitam um espaço maior para o debate.

Qualquer usuário da internet pode criar um podcast. Basta ter uma boa ideia de conteúdo e uma mecanismo para gravar o áudio. Veja a seguir, seis passos simples para criar seu próprio podcast:

1. Escolha um tema;

2. Forme uma equipe para te ajudar a tratar daquilo que deseja;

3. Escolha o nome do podcast;

4. Faça um texto para gravação;

5. Grave o áudio (o próprio Smartphone tem demonstrado grande praticidade);

6. Utilize o aplicativo Spreaker para publicação (ele é multiplataforma e apresenta um tutorial detalhado de como o usar no celular).

Pronto! Você está pronto para gravar o seu podcast!


Pontos moeda