Geral

Venda Nova do Imigrante investe em controle de animais de rua

Poder municipal tem realizado ações desde o ano passado com foco na conscientização da população e saúde dos animais

As ruas do município serrano de Venda Nova do Imigrante vêm sendo disputadas entre os animais e a população, situação que gera muitas reclamações dos moradores locais que alegam incômodo com gatos e cachorros que tomam conta das ruas. Por esse motivo, a Prefeitura Municipal de Venda Nova está produzindo um planejamento que resolva o problema de forma humanizada.

De acordo com Marcio Sergio Bissoli Vargas, coordenador da Vigilância em Saúde e Médico Veterinário, o planejamento vem sendo colocado em prática aos poucos. “Estamos trabalhando com o projeto desde 2017 e elaboramos um programa para controle populacional de cães e gatos da região. Esse programa contempla algumas ações: uma ligada à educação da população, conscientização sobre a posse responsável de animais e outra sobre a vacinação antirrábica. Tudo começou com um senso da quantidade de cães e gatos de rua, para entender o grau do problema e achar a forma mais eficiente de resolver isso”, destacou Marcio.

Ainda segundo ele, apesar de muita gente pedir a castração dos bichos, essa não é a melhor solução. “Castração não é a solução do problema, é apenas mais um meio. Simplesmente castrar não ajuda, porque o animal passa por um ato cirúrgico, depois precisa de uma recuperação, fato que impede castrar e deixar na rua novamente”, afirmou.

Desde o ano passado a prefeitura está promovendo ações de conscientização sobre o assunto, com palestras nas escolas, feira de adoção e discussões para encontrar soluções definitivas. 

Pontos moeda