Geral

Versos de amor: professora de Domingos Martins faz a diferença através da educação

Anna foi responsável pela alfabetização de centenas de crianças e depois de idosa, transforma a vida das pessoas ao seu redor através da poesia.

Anna Cleta com seu marido, João Rubens e seus filhos: Maria das Graças, Teresinha Marta e Ana Eunice

Para finalizar a série especial de Dia das Mães, você vai conhecer um pouca da vida de Anna Cleta Krohling, uma mãe e professora da região serrana do Espírito Santo que dedicou sua vida a alfabetização de centenas de crianças e até hoje, aos 97 anos, utiliza a poesia como uma forma de se comunicar com o mundo.

Poemas compartilhados

Anna viveu boa parte de sua vida na zona rural de Domingos Martins, onde por muito tempo a família produzia cachaça em uma tradicional alambique e viviam da venda do produto artesanal. Depois, se mudou para Santa Isabel, tornou-se professora e foi a responsável pela alfabetização de centenas de crianças da região naquela época.

A partir de seu amor com as letras, mesmo depois de idosa, Anna Cleta desenvolveu uma nova paixão: a poesia. Ela coleciona livros, cadernos e carinhosamente escreve versos que gosta e presenteia as pessoas de seu convívio. “Minha mãe começou esse hábito quando frequentava o grupo de terceira idade. Ela sempre escrevia algo, as pessoas gostavam e pediam”, conta a filha mais nova Ana Eunice, 64, que mora com a mãe e cuida dela.

Além de cuidar de seus alunos, Anna criou quatros filhos: João Rubens, Maria das Graças, Teresinha Marta e Ana Eunice, ao lado de seu marido João Batista Broling, falecido há 18 anos. Para Teresinha Marta, uma de suas filhas, foi muito importante para sua vida ter uma mãe que se dedicava a educação. “Foi muito importante, porque ninguém da nossa família tinha feito isso e ela teve o interesse de aprender e ensinar outras pessoas”.

Anna Cleta e suas filhas atualmente 

Arte que faz bem para a saúde

Você sabia que os efeitos positivos da poesia sob a professora Anna Cleta são comprovados cientificamente? Segundo o artigo “Avaliação dos Efeitos da Música e da Poesia na Redução de Dor Oncológica: Um Teste Clínico Randomizado”, escrito por pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão, no caso da poesia, além de melhorar os níveis de dor, também possui um impacto positivo sobre os níveis de esperança. De acordo com o estudo, assim como a música, a poesia possui uma cadência e um ritmo que podem possuir efeitos terapêuticos. Adicionalmente, ela é capaz de abordar temas que afligem o paciente, ou seja, é capaz de gerar felicidade e conforto. 

Pontos moeda