Geral

AfroChaves promove debate sobre Abolição da Escravatura e racismo em Alfredo Chaves

A AfroChaves foi criada em 2018 com ações voltadas a população negra

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Foto: Divulgação/AlfroChaves

Aconteceu na noite de ontem (15) em Alfredo Chaves, a roda de conversa “O que a “abolição” não aboliu”, uma associação ao dia 13 de maio de 1888, data da Abolição da Escravatura, com a participação de Larissa de Albuquerque Silva, doutorando em antropologia social pela Universidade Federal do Amazonas.

O encontro foi promovido pelo AfroChaves – Associação Afro de Desenvolvimento Sócio Cultural de Alfredo Chaves – e debateu as lutas no combate ao racismo e as opressões e desigualdades que a população negra e quilombola enfrentam.

A sócio fundadora da AfroChaves, Gabriela Magnago Nicoli, relatou que houve uma boa participação do público que pôde debater e fazer perguntas pertinentes. “Apesar da noite chuvosa, a roda contou com um bom público que foi instigado a pensar, questionar e estudar mais sobre temas relacionados à população negra e ao racismo”.

Foto: divulgação/afrochaves
A convidada Larissa ao lado de Joana Francisco da Penha, presidente do AfroChaves.

De acordo com Gabriela, a ideia da associação, criada oficialmente em agosto do ano passado, é que sempre ocorram essas rodas. “Antes da criação oficial, nós já realizamos dois anos seguidos de festejos pela semana da consciência negra, 2017/18, e estamos indo para a segunda feijoada beneficente”, finalizou.

Pontos moeda