Em Guarapari, Caminhão Escola ArcelorMittal estaciona no Sindicig
As aulas aconteceram em dois horários, manhã e tarde
O caminhão escola do programa Mestre ArcelorMittal, uma capacitação gratuita para profissionais da Construção Civil, estacionou ontem (09) no Sindicato da Indústria da Construção Civil de Guarapari (Sindicig) para ofertar aos associados um curso de qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho, como técnicas construtivas, leitura básica de projetos, leitura – principais itens a serem observados no projeto, fundações, lajes, formas, armações, concretos, montagem – passo a passo para forma, armação e concreto, alvenaria – revestimento, técnicas para o aumento de produtividade, gerenciamento dos materiais, segurança do trabalho, técnicas e normas de execução – concreto – aço – forma e a construção civil e meio ambiente.
O caminhão escola existe há 12 anos e já foram treinadas 17 mil pessoas em todo Brasil. O curso conta um conteúdo passado de forma interativa, com apostilas, certificado, efeitos visuais, visualização dos produtos disponíveis e ensino oral. É um treinamento voltado para todos, arrumadores, mestres, pedreiros, engenheiros e até estudantes.
Rangel Costa Lage, professor do curso e engenheiro especialista em projetos estruturais, explicou que a ideia do treinamento é a atualização sobre as técnicas construtivas. “Nós passamos todas as etapas da construção desde fundação, função do aço, estruturas até a finalização. Mostramos as soluções para cada etapa da construção”, disse acrescentando que mercado de Guarapari está em ampla ascensão, com um importante número de construções.
Uma das alunas do treinamento, Raquel da Cruz Rodrigues, engenheira civil, enfatizou a necessidade deste tipo de curso para estar sempre à frente no surgimento de novas tecnologias. “Temos que aprender sempre, todos os funcionários, desde pedreiro, carpinteiro, mestre, engenheiro, para integrar ainda mais o trabalho. Assim todos se conectam e entendem a cobrança do serviço da forma pedida e a importância de ser feito daquele jeito. Porque todos nós trabalhamos com o mesmo sentido e propósito, entregar uma obra de qualidade dentro do prazo, para que ambos os lados fiquem satisfeitos”, resumiu.
O empresário da construção civil e representante do Sindicig, Rodolfo Mai, contou que uma das missões do sindicato é buscar novos conhecimentos para contribuir com a mão de obra e as empresas locais. “Esse tipo de treinamento é de extrema importância, por trazer conhecimento para toda a cadeia produtiva da cidade e para os nossos colaboradores. Tudo que venha qualificar nossa mão de obra, precisamos abraçar. Mais informação é igual a novas soluções e tecnologias”, concluiu.