Imagem de pinos de cocaína supostamente encontrados na Ufes é falsa
O teor das publicações sugeria que as universidades federais são locais de consumo de drogas, com a finalidade de justificar o anúncio feito pelo Governo Federal, do corte de verba de 30%, para as universidades federais
Uma foto com dezenas de pinos de cocaína vazios foi compartilhada por perfis de redes sociais, nos últimos dias, como se o material tivesse sido encontrado na região de mangue da Universidade Federal do Espírito Santo, no campus de Goiabeiras.
As publicações tiveram grande repercussão, chegando a 16 mil compartilhamentos em menos de 24 horas.
O teor do boato sugeria que as universidades federais são locais de consumo de drogas, com a finalidade de justificar o anúncio feito pelo Governo Federal, do corte de verba de 30%, para as universidades federais.
Entretanto, a mesma foto foi encontrada no perfil oficial do "Instituto Ecofaxina", que coletou os pinos de cocaína em um manguezal em Santos, no litoral paulista. A imagem em questão foi publicada no dia 29 de abril, com marcação de localização em Santos. Segundo a prefeitura da cidade, a ação de retirada do lixo do manguezal retirou meia tonelada de resíduos do bairro São Manoel. Na publicação, seguidores do instituto chegaram a denunciar o uso da imagem para a propagação da falsa notícia.