Geral

Mutirão de voluntários promove limpeza no Morro do Moreno no próximo domingo

A edição de número 108 da Campanha de Limpeza de Áreas Naturais está prevista para começar às 8 horas e seguirá até o meio-dia

Foto: Divulgação

Um mutirão de voluntários promoverá a limpeza em oito locais na região do Morro do Moreno, em Vila Velha, no próximo domingo (02). A edição de número 108 da Campanha de Limpeza de Áreas Naturais está prevista para começar às 8 horas e seguirá até o meio-dia.

Os cerca de 600 voluntários que são esperados para o mutirão vão se espalhar pelas praias da base do Morro do Moreno - Praia de Santa Luzia, do Ribeiro e Bananal - e também pela estrada da base do morro e em todas as suas trilhas. A abertura do evento será na frente do Clube Libanês, na Praia da Costa, e, a partir das 8h30, os participantes serão distribuídos para os pontos de atuação do projeto.

Os voluntários que participarão do evento são do grupo Desbravadores-ES, da Igreja Adventista. Segundo a organização, eles serão recebidos por uma estrutura logística e de comunicação que estará distribuída pela base do Morro do Moreno. A estrutura será composta por veículos, ônibus, drones, fotógrafos, 40 pessoas envolvidas no atendimento e logística e digitais influencers.

Com o slogan “O seu dever é manter seu ambiente limpo, o nosso é limpar locais aonde você nem imagina que existe lixo!”, o projeto foi idealizado por Petrus Lopes. Ao longo dos 21 anos em que a Campanha de Limpeza de Áreas Naturais é realizada, mais de 60 toneladas de resíduos foram retiradas das principais áreas naturais de Vila Velha e mais de 2 mil mudas foram inseridas na restinga.

Além disso, atualmente há 50 placas informativas fixadas na orla, que induz sobre a reflexão da relação das pessoas com o meio ambiente. Temas como “Rio Jucu: a água que você bebe”, “Se ligue na rede de esgoto, conserve o Rio Jucu”, “Lixo na praia mata golfinho, tartaruga e pinguim” e “A restinga é linda, pise fora dela!” estão expostos no elenco de placas, juntamente com outros seis temas importantes para a conservação do Rio Jucu e da orla.

“Limpar, plantar e informar são ideias que chamam a atenção sobre a necessidade de cuidar mais das nossas cidades e, principalmente, das áreas verdes do litoral. Sensibiliza as pessoas sobre as várias formas de poluição e como podemos atuar para diminuir seus efeitos nocivos. Por isso, a Campanha de Limpeza de Áreas Naturais foi criada”, ressaltou Petrus Lopes.

Pontos moeda