CORONAVÍRUS

Geral

Acesso, horários e proibições: veja todos os detalhes sobre a reabertura dos shoppings nesta segunda

Apenas os consumidores que estiverem usando máscaras poderão entrar nos shoppings

Foto: Divulgação/Shopping Vitória

Após mais de dois meses fechados, os shoppings centers de todo o Espírito Santo estão autorizados a reabrir nesta segunda-feira (1º). A decisão foi anunciada pela secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, na última sexta-feira (29).

O decreto que permite a reabertura das lojas nesses centros comerciais foi publicado por volta das 22h de sábado (30), em uma edição extra do Diário Oficial do Estado. O documento detalha todas as medidas que devem ser tomadas para garantir o funcionamento dos estabelecimentos e resguardar a saúde de quem frequenta os espaços.

Atendimento
Segundo a publicação, o atendimento presencial será apenas de segunda a sexta-feira. Em lojas âncoras, semi-âncoras e megalojas, que são as maiores dos shoppings, o funcionamento será de meio-dia às 18 horas. As lojas de alimentação vão funcionar de meio-dia às 16 horas e as demais lojas satélites terão funcionamento das 14 horas às 20 horas.

O decreto determina que, apesar da volta do atendimento presencial, os estabelecimentos poderão continuar atendendo em sistema de retirada de mercadorias e de drive thru.

O funcionamento das academias nos shoppings deve respeitar regras específicas para esse tipo de atividade, com atendimento agendado, proibição de prática de esportes de contato e proibição também de compartilhamento de equipamentos, entre outros. Eventos, funcionamento de cinemas, teatros, museus, boates, casas de shows, espaços culturais e afins nos shoppings são atividades que continuam suspensas.

Aviso em tempo real
Cada shopping deve limitar a entrada de clientes na proporção de um por cada 22 m² de área, considerando lojas, praças e circulações de uso coletivo. Cada loja só poderá ter um cliente a cada 10 m². A entrada de crianças com menos de 12 anos está proibida.

Cada estabelecimento deverá fixar, em pontos de acesso e em cada loja, as regras de horário de funcionamento e a lotação máxima e ainda avisar em tempo real o número de pessoas no interior do shopping. Em caso de formação de fila externa para a entrada, será obrigatório fazer marcações para limitar a distância entre consumidores em um metro e meio.

Apenas os consumidores que estiverem usando máscaras poderão entrar nos shoppings. Funcionários e lojistas deverão medir a temperatura até o horário da abertura e cada centro comercial deverá disponibilizar local onde qualquer pessoa possa medir sua temperatura. Também deverão estar disponíveis lavatório com água, sabonete líquido, toalhas de papel e lixeira para descarte, e/ou álcool gel 70% em pontos estratégicos, como acessos, elevadores, escadas, praça de alimentação, sanitários e outros.

Quem trabalha no shopping também terá que usar máscara. Quando o atendimento for realizado em menos de um metro e meio de distância, sem barreira de proteção acrílica, além da máscara, deverá ser fornecido ao colaborador protetor "face shield", que é uma espécie de escudo acrílico para o rosto. As dependências internas terão que passar por constante desinfecção com solução de água sanitária ou álcool 70%, assim como produtos de ação bactericida.

Na fase inicial de reabertura, há recomendação para evitar a operação de valet. Funcionários que fazem parte do grupo de risco, ou seja, acima de 60 anos ou com alguma doença prévia, deverão ser afastados. O decreto do Estado também recomenda a fixação de cartazes orientando sobre etiquetas respiratórias, uso de máscaras, distanciamento social e, sempre que possível, adoção da prática de um comprador por família e permanência no estabelecimento apenas durante o tempo necessário para a compra.

Opção para compras
A secretária de Gestão e Recursos Humanos destacou que a ideia do governo estadual, ao autorizar a reabertura dos shoppings neste momento de pandemia, é tornar o espaço uma opção para compras de itens essenciais aos capixabas e não promover o lazer e interação entre as pessoas.

"O propósito dessas proibições é sempre dar aquele destaque de que esses espaços de lojas não são para encontros, passeios, e sim, verdadeiramente, para uso em busca de compra de uma mercadoria necessária. As lojas de shoppings estão possibilitadas de atendimento agora no sentido de que somente se use naquele momento especial de compras e se retorne para casa", afirmou Lenise Loureiro.

A produção da TV Vitória/Record TV entrou em contato com o diretor estadual da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Raphael Brotto. Ele informou que a associação está de acordo com a proposta apresentada pelo Governo do Estado, uma vez que bate com o que foi proposto na quinta-feira (28). Brotto reforçou que os shoppings vão reabrir na próxima segunda-feira.

Confira as principais regras para o funcionamento dos shoppings:

Lojas
A partir de segunda-feira (1), as lojas âncoras, que são aquelas maiores, começam a funcionar de 12h às 18h; e as satélites, as lojas menores; de 14h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Praça de alimentação
Em relação aos espaços de convivências e refeições (praça de alimentação), o horário de funcionamento é menor: de 12h às 16h, também de segunda a sexta-feira.

Quem pode entrar?
Está proibida a entrada de menores de 12 anos nos shoppings.

Limite de clientes
Outra proposta do protocolo, de acordo com a portaria, é limitar a entrada de clientes na proporção de um cliente para cada 22 metros.

Acesso
O acesso será permitido apenas para clientes que estejam usando máscaras, de acordo com decreto estadual em vigor. O acessório também deve ser adotado por lojistas e funcionários.

Cinema, teatro e eventos
As principais opções de lazer dos shoppings também estarão fechadas. O funcionamento de cinemas, teatros e realização de eventos está proibida, segundo a portaria.

Pontos moeda