CORONAVÍRUS

Geral

Cerca de 200 moradores em situação de rua são atendidos por Centro de Assistência Social de VV

Por semana, aproximadamente mil moradores em situação de rua procuram o Centro-Pop

Foto: Reprodução TV Vitória

Durante o período de pandemia do novo coronavírus, o Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro-Pop) de Vila Velha está reforçando a distribuição de alimentos e fornecendo máscaras. 

Há pouco mais de um ano e meio, Antônio da Silva saiu da Bahia e veio para o Espírito Santo atrás de um emprego. Mas a busca não teve sucesso e, desempregado, acabou sem ter onde morar. 

Atualmente, Antônio conta com o apoio do Centro-Pop para se alimentar. "Se eu não viesse aqui, ficaria com fome o dia todo", conta. 

Francisco Carlos vive uma situação semelhante. O catador de materiais recicláveis enfrenta, nos últimos meses, dificuldades para conseguir dinheiro. "Depois que apareceu esse coronavírus, está difícil achar material para vender e conseguir um dinheiro", explica. 

Essa realidade é vivenciada por muitas pessoas. Por semana, aproximadamente mil moradores em situação de rua procuram o Centro-Pop de Vila Velha em busca de alimento. No período de pandemia, o local também está entregando máscaras. 

O educador social Robson Xavier reforça que, neste momento, é muito importante cuidar de toda a população. "Vila Velha tem um grande número de pessoas infectadas. A prefeitura está distribuindo as máscaras paras os grupos que preocupam pela vulnerabilidade", relata. 

Com cerca de 200 pessoas atendidas por dia, o Centro-Pop está ampliando o funcionamento, e agora atende a população de domingo à domingo. Nesse primeiro momento serão distribuídas mil máscaras para os moradores em situação de rua.

"Nos funcionamos todos os dias. A alimentação é distribuída no café da manhã, no almoço e no jantar. As máscaras são distribuídas três dias por semana, segunda, quarta e sexta-feira, durante as manhãs e tarde. Elas podem ser lavadas e reutilizadas", explica.

Uma pia foi instalada na entrada do Centro-Pop para que as pessoas possam higienizar as mãos e lavar as máscaras para o reuso. 

Cientes da vulnerabilidade, os moradores estão fazendo o que podem para se prevenir.  "Eu costumo usar o álcool sempre que tenho condições. Quando não dá, sempre lavo a mão", disse Antônio. 

Vila Velha é um dos municípios com o maior número de casos, 1.955 pessoas foram infectadas .e 74 morreram vítimas da covid-19. Segundo a última atualização da Secretária Estadual de Saúde, realizada na tarde desta segunda-feira (25), o município ocupa a segunda posição, ficando atrás apenas da Serra, que tem 1.955 casos e 125 óbitos.

*Com informações do repórter da TV Vitória/Record TV, Vitor Moreno. 

Pontos moeda