CORONAVÍRUS

Geral

Fim de semana: saiba o que pode e o que não pode funcionar no ES aos sábados e domingos

As novas regras que permitiram a reabertura do comércio, determinaram também que nenhum estabelecimento não essencial abra aos sábados e domingos

Foto: Reprodução TV Vitória

Desde o dia 08 de maio, a abertura gradual e alternada dos estabelecimentos comerciais no Espírito Santo tem alterado o funcionamento do comércio aos sábados e domingos. Este será o segundo final de semana com as novas regras, mas nem todos sabem o que pode ou não funcionar.

Com exceção dos chamados serviços essenciais, todos os demais estabelecimentos ficaram fechados entre os dias 21 de março e 11 de maio. Foram 52 dias de portas fechadas. Os shopping centers, que fecharam antes, em 19 de março, ainda não abriram.

As novas regras que permitiram a reabertura do comércio, determinaram também que nenhum estabelecimento não essencial abra aos sábados e domingos. As regras para os finais de semana afetam, inclusive, os bares e restaurantes que nos dois dias só podem funcionar no sistema delivery. 

Estão autorizados a funcionar, todos os dias, as farmácias, o comércio atacadista, as distribuidoras de gás de cozinha e água, supermercados, padarias, lojas de produtos alimentícios, pet shop, comércio agrícola, postos de combustíveis e lojas de conveniência, borracharias, oficinas de carros e bicicletas, além das lojas que vendem material hospitalar. 

Confira as regras: 

- O horário de funcionamento do comércio é das 10 às 16 da tarde, de segunda a sexta-feira. 

- Nos dias pares do mês, abre o comércio de produtos ligados diretamente ao consumo pessoal, como roupas, calçados, perfumes, entre outros. 

- Nos dias ímpares, é a vez do comércio de produtos não pessoais, como móveis e eletrodomésticos, colchões e outros. 

- Os lojistas de shoppings centers podem comercializar os produtos por telefone e pela internet, e realizar a entrega dos produtos no estacionamento do shopping, no sistema chamado drive-thru, ou ainda, com vendas por delivery. 

- O comércio essencial continuam abrindo todos os dias.

- Bares, restaurantes e lanchonetes só podem funcionar com serviço de entrega à domicilio. 

- Todos os outros comércios de rua de produtos não essenciais estão proibidos de abrir durante o fim de semana. 

*Com informações do repórter da TV Vitória/Record TV, Alex Pandini.

Pontos moeda