CORONAVÍRUS

Geral

Horários, restrição de idade e lazer fechado: confira as regras para funcionamento dos shoppings

Algumas medidas serão tomadas para garantir o funcionamento dos estabelecimentos e resguardar a saúde de quem frequenta os espaços

Foto: Divulgação/Shopping Vitória

Os shoppings centers poderão reabrir na próxima segunda-feira (1º) no Espírito Santo. A decisão foi anunciada pela secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, na última sexta-feira (29).

No entanto, algumas medidas serão tomadas para garantir o funcionamento dos estabelecimentos e resguardar a saúde de quem frequenta os espaços. Confira as principais regras:

Lojas

A partir de segunda-feira (1), as lojas âncoras, que são aquelas maiores, começam a funcionar de 12h às 18h; e as satélites, as lojas menores; de 14h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Praça de alimentação

Em relação aos espaços de convivências e refeições (praça de alimentação), o horário de funcionamento é menor: de 12h às 16h, também de segunda a sexta-feira.

Quem pode entrar?

Está proibida a entrada de menores de 12 anos nos shoppings.

Limite de clientes

Outra proposta do protocolo, de acordo com a portaria, é limitar a entrada de clientes na proporção de um cliente para cada 22 metros.

Acesso

O acesso será permitido apenas para clientes que estejam usando máscaras, de acordo com decreto estadual em vigor. O acessório também deve ser adotado por lojistas e funcionários.

Cinema, teatro e eventos

As principais opções de lazer dos shoppings também estarão fechadas. O funcionamento de cinemas, teatros e realização de eventos está proibida, segundo a portaria.

"O propósito dessas proibições é sempre dar aquele destaque de que esses espaços de lojas não são para encontros, passeios, e sim, verdadeiramente, para uso em busca de compra de uma mercadoria necessária. As lojas de shoppings estão possibilitadas de atendimento agora no sentido de que somente se use naquele momento especial de compras e se retorne para casa", afirmou Lenise Loureiro.

A produção da TV Vitória/Record TV entrou em contato com o diretor estadual da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Raphael Brotto. Ele informou que a associação está de acordo com a proposta apresentada pelo Governo do Estado, uma vez que bate com o que foi proposto na quinta-feira (28). Brotto reforçou que os shoppings vão reabrir na próxima segunda-feira.

Pontos moeda