• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Inquérito sorológico: 2ª fase vai testar quase 6 mil capixabas. Veja a lista de municípios!

CORONAVÍRUS

Geral

Inquérito sorológico: 2ª fase vai testar quase 6 mil capixabas. Veja a lista de municípios!

Para aprimorar o inquérito, entre a primeira e segunda etapa, foram realizados alguns aperfeiçoamentos na técnica de trabalho

Foto: Reprodução TV Vitória

Com o objetivo de acompanhar o avanço do novo coronavírus no Espírito Santo, nesta quarta-feira (27), começou a segunda fase do inquérito sorológico. Na nova fase, os testes serão aplicados em 5.800 moradores. 

Os municípios participantes são: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana completam a lista.

Os pesquisadores irão retornar às ruas após 14 dias de início da primeira fase do inquérito sorológico. Os testes são realizados por meio de sorteio e as casas que serão visitas foram previamente mapeadas por técnicos do IBGE e do instituto Jones dos Santos Neves. 

A casa da Josiana Paixão estava no mapa. Quando os agentes de saúde chegaram por lá, ela e o filho estavam na residência. Para decidir quem faria o teste, foi realizado um novo sorteio e a artesã foi escolhida para ter duas gotinhas de sangue colhidas e analisadas. Depois de cerca de quinze minutos, o resultado negativo trouxe alívio. "Mesmo que a gente tome todas as providências, quando a gente faz o teste fica mais tranquilo", conta. 

Na primeira fase da pesquisa, o município de Viana não participou do levantamento. Mas agora e na quarta fase do teste, os moradores do município  também serão contemplados. Serão cerca de 200 testes, distribuídos em cinco equipes que percorrerão os bairros de Viana por três dias. 

A secretária de Saúde de Viana, Jaqueline Jubini, ressalta que todos os membros das equipes estarão identificados, uniformizados e paramentados com equipamentos de proteção. "As pessoas devem receber, com segurança. Os pesquisadores estão paramentados, seguem as orientações de vigilância de saúde para não levar o vírus para casa das pessoas", explica. 

De acordo com a secretária, as equipes não têm encontrado dificuldades para realizar os testes nas residências. "Algumas pessoas até pedem para fazer o teste. Mas para garantir a eficiência da pesquisa, apenas os selecionados podem fazer", ressalta. 

Para aprimorar o inquérito, entre a primeira e segunda etapa, foram realizadas alguns aperfeiçoamentos na técnica de trabalho. Áreas de muitos comércios, por exemplo, foram substituídas por bairros com perfil residencial. 

Em todo o Espírito Santo, cerca de 5.800 capixabas devem passar pelo teste na segunda fase. A primeira etapa constatou que 2,1% dos moradores já tiveram contato com o vírus. Estatisticamente, equivale a cerca de 85 mil pessoas que já tiveram o novo coronavírus. 

A pesquisa também apontou que quase 20% dos pacientes foram assintomáticos; 40% tiveram poucos sintomas; e mais de 38% foram considerados doentes graves, já que apresentaram mais de quatro sintomas. Nas próximas etapas, o objetivo é observar o avanço da doença e levantar informações, para que seja possível adotar medidas eficazes contra o vírus. 

Próximas etapas
Etapa 3 - nos dias 08, 09 e 10 de junho
Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Aracruz, Barra de São Francisco, Castelo, Guaçuí, Guarapari, Pedro Canário, São Gabriel da Palha e Venda Nova do Imigrante.

Etapa 4 - nos dias 22, 23 e 24 de junho
Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.

*Com informações da repórter da TV Vitória/Record TV, Andressa Missio.