CORONAVÍRUS

Geral

Shoppings poderão reabrir a partir de segunda-feira em esquema de rodízio e limitação de clientes; veja as regras

Está proibida a entrada de menores de 12 anos, assim como o funcionamento de cinemas, teatros e eventos

Foto: Divulgação/Shopping Vitória

Após anunciar a reabertura dos shoppings no Espírito Santo, a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, detalhou algumas medidas na noite desta sexta-feira (29), em coletiva realizada via internet.

Segundo ela, a partir de segunda-feira (1), as lojas âncoras começam a funcionar de 12h às 18h e as satélites, de 14h às 20h, de segunda a sexta-feira. Já em relação aos espaços de convivências e refeições (praça de alimentação), o horário de funcionamento é menor: de 12h às 16h, também de segunda a sexta-feira.

Além disso, está proibida a entrada de menores de 12 anos nos shoppings, assim como o funcionamento de cinemas, teatros e eventos.

"O propósito dessas proibições é sempre dar aquele destaque de que esses espaços de lojas não são para encontros, passeios, e sim, verdadeiramente, para uso em busca de compra de uma mercadoria necessária. As lojas de shoppings estão possibilitadas de atendimento agora no sentido de que somente se use naquele momento especial de compras e se retorne para casa", afirmou Lenise.

Outra proposta do protocolo, segundo a secretária, é limitar a entrada de clientes na proporção de um cliente para cada 22 metros. Todas regras para a reabertura das lojas nos centros comerciais serão detalhadas neste sábado (30), em uma portaria que será publicada em uma edição extra do Diário Oficial do Estado.

A produção da TV Vitória/Record TV entrou em contato com o diretor estadual da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Raphael Brotto. Ele informou que a associação está de acordo com a proposta apresentada pelo Governo do Estado, uma vez que bate com o que foi proposto na quinta-feira (28). Brotto reforçou que os shoppings vão reabrir na próxima segunda-feira.

Pontos moeda