Geral

Anvisa notifica governo do ES sobre caso suspeito de variante indiana da covid-19

Segundo o secretário Nésio Fernandes, um cidadão indiano que está no estado viajou no mesmo voo que um passageiro que testou positivo para a nova cepa

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

O governo do Espírito Santo foi notificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no último domingo (23), sobre a circulação, em território capixaba, de um cidadão indiano que viajou no mesmo voo que uma pessoa que havia testado positivo para a variante indiana do novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes.

De acordo com o secretário, o passageiro foi localizado na manhã de segunda-feira (24), em seu domicílio, e orientado a fazer um isolamento preventivo. A equipe de Vigilância em Saúde Municipal realizou a coleta de RT-PCR nesse passageiro e o resultado foi não-detectável — ele já havia feito outros dois testes RT-PCR, um antes de embarcar para o Brasil e um depois de desembarcar.

"Será feita uma sequência de três testes de RT-PCR, a cada 48 horas, com esse paciente, para poder descartar toda a janela de possível evolução do quadro sintomático do paciente", ressaltou o secretário.

Além desse cidadão indiano, o motorista que o levou até sua casa foi localizado e também está em isolamento e sendo monitorado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Ele também foi submetido ao exame de RT-PCR, mas o resultado ainda está sendo analisado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-ES).

A Sesa informou ainda que monitora o trabalho das vigilâncias municipais e acompanha as análises dos exames e laudos laboratoriais para rastreio de variante por meio de vigilância genômica, feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Ameaça

Nésio Fernandes alertou ainda que, mesmo que seja descartada a suspeita da cepa indiana estar em circulação em território capixaba, o Espírito Santo e o resto do país vivem sob ameaça de uma nova onda da covid-19, com as variantes do coronavírus já identificadas.

"A incorporação da variante indiana no país incrementará uma ameaça maior à capacidade do Estado de poder enfrentar e resistir, de maneira adequada, a pandemia", frisou o secretário, que destacou a importância de se manter as medidas de prevenção à doença.

"Por isso o alerta a todos para poder cumprir, com muita disciplina, as medidas de distanciamento, do uso de máscaras, do lavar das mãos. E, diante de qualquer sintoma, procurar o serviço de saúde para fazer a testagem de antígeno ou de RT-PCR, e, se apresentar positividade, investigar todos os contatos também".

Caso suspeito próximo

Além da suspeita da circulação da cepa indiana em território capixaba, outros estados brasileiros também monitoram casos suspeitos. E um deles é bem próximo ao Espírito Santo. A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, município do norte do Estado do Rio de Janeiro, informou que está monitorando um morador da cidade que chegou de visita de trabalho à Índia e testou positivo para a covid-19. O temor é que se trate da variante indiana do coronavírus.

O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury, informou em nota que o paciente está em isolamento preventivo, e ainda não se sabe qual tipo de variante o contaminou. 

Ele chegou da Índia no último sábado (22) e fez o teste que indicou a contaminação, ainda no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, onde desembarcou. A partir dali foi conduzido para casa seguindo regras técnicas do Ministério da Saúde.

A empresa de aviação também foi comunicada. Outros três moradores de Campos que tiveram contato com ele por conta do trabalho também estão sendo monitorados, mas ainda não acusaram nenhuma contaminação.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Leia também:

>> Covid-19: brasileiro vindo da Índia é suspeito de levar variante indiana para o DF
>> Pesquisadores descobrem nova variante P.4 do coronavírus no interior de SP



Pontos moeda