Geral

Covid-19: Grande Vitória inicia a vacinação de pessoas com comorbidades

O agendamento já está aberto no site da prefeitura e a vacinação ocorre no Sesi do bairro Porto de Santana

Foto: Claudio Postay

As Prefeituras de Vitória, Cariacica e Vila Velha planejam iniciar a vacinação contra covid-19 para as pessoas com comorbidades na próxima semana. Em Cariacica, o agendamento já está aberto no site da prefeitura  e a vacinação ocorre no Sesi, no bairro Porto de Santana.

O primeiro grupo a ser vacinado são pessoas com idades entre 18 e 59 anos de idade que apresentem as seguintes comorbidades:

- Pessoas com Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental (autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental).
- Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise). - Pessoas com fibrose cística.
- Gestantes e puérperas com comorbidades. - Pessoas com obesidade mórbida (índice de massa corpórea maior ou igual a 40).

>> Veja qual será a ordem de vacinação das pessoas com comorbidades no ES

Além deste grupo, pessoas com idade entre 55 e 59 anos que apresentem deficiência permanente cadastradas no Benefício de Proteção Continuada (BPC).

As pessoas que se enquadram neste grupo precisam apresentar, no ato da vacinação, um dos seguintes documentos atestando a comorbidade: laudo médico, prescrição médica ou declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz tratamento. Estes documentos precisam ser datados nos últimos três anos.

Vitória

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) informou que a previsão é que o agendamento para os portadores de comorbidade seja realizado a partir de terça-feira (04). 

Neste primeiro grupo de pessoas com comorbidades, por se tratar de uma população com muitas especificidades, o agendamento será realizado com base em cadastrados já existentes e pelo agendamento on-line, que pode ser feito aqui.

Nesse grupo, se enquadram:

-Pessoas com Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental;
-Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise);
-Pessoas com fibrose cística, gestantes e puérperas com comorbidades pré-determinadas;
-Pessoas com obesidade mórbida (IMC>40).

Vila Velha 

A Prefeitura de Vila Velha adiantou que na segunda (03), serão abertas vagas de agendamento para os novos grupos prioritários conforme resolução CIB/SUS-ES Nº 048/2021 (gestantes, puérperas, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades). 

Será necessário realizar o agendamento no site da Prefeitura de Vila Velha, clicando aqui, e levar o comprovante de agendamento, documento com foto e laudo médico no dia agendado. Caso o munícipe não dispuser do documento, ele deve procurar a Unidade de Saúde do município a qual ele pertence. 

Além disso, a PMVV disse que neste domingo (02), a partir das 10h. Serão 300 vagas da primeira dose para os idosos acima de 60 anos e 300 para profissionais de saúde (D2). A vacinação acontecerá no Shopping Vila Velha na próxima semana.

Serra

A Prefeitura da Serra, esclareceu que aguarda um novo lote de doses do Governo do Estado. Após o recebimento será possível planejar a vacinação do grupo de pessoas com comodidades.


Pontos moeda