Geral

Covid-19: cidades da Grande Vitória estão com agendamento aberto para novo grupo

Além das pessoas com comorbidades, idosos e profissionais da Saúde seguem com agendamento disponível

Foto: Claudio Postay/Prefeitura de Cariacica

Os municípios da Grande Vitória já estão aplicando a vacinação contra a covid-19 no novo grupo, composto por pessoas com comorbidades e mulheres gestantes ou no período pós-parto. Ao mesmo tempo, com base na chegada das doses dos imunizantes, estão sendo realizadas a segunda aplicação.

Em Vitória, onde já foram aplicadas 135.420 doses - somadas primeira e segunda aplicação - foi aberto agendamento online para vacinar pessoas com Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental; pessoas com fibrose cística; Gestantes e puérperas e pessoas com obesidade mórbida. O agendamento é realizado neste link.

Nesta fase, a maioria das pessoas com as comorbidades relacionadas serão vacinadas por busca ativa. As equipes de saúde irão até as clínicas de hemodiálise e APAE, as gestantes e puérperas serão vacinadas no Centro Médico de Especialidades do município, e vamos receber uma lista nominal da assistência social com pessoas com deficiência permanente que recebem Benefício de Prestação Continuada(BPC). 

Em Viana, nesta terça-feira (04), serão aplicadas a primeira dose para o grupo de 60-64 anos, nos bairros de Vila Bethania, Jucu e Morada de Bethania. A vacinação dos idosos é domiciliar e não há necessidade de agendamento online. A Secretaria Municipal de Saúde possui 100% de cobertura de Estratégia da Família e tem um controle do público-alvo, através do conhecimento dos agentes comunitários de saúde que realizam visitas regulares aos moradores de cada bairro.

A imunização do público de profissionais da educação e força de segurança e salvamento, está agendada para quarta-feira (05), das 9 às 16 horas, na Rede de Frio Municipal. Sobre a vacinação dos públicos de comorbidades, Viana está definindo a estratégia deste grupo.

Na Serra, estão abertas vagas para os idosos com idade acima de 60 anos que precisam tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O agendamento deve ser feito no site da Prefeitura da Serra e a imunização ocorre até a próxima quinta-feira (06).

Para os trabalhadores de saúde que precisam tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, há 85 vagas disponíveis do laboratório Butantan e 336 vagas do laboratório Fiocruz. O agendamento da vacina contra a Covid-19 para as pessoas com comorbidades será aberto ainda nesta semana. O dia e o horário ainda não estão definidos.

Já em Vila Velha, foram abertas nesta segunda-feira (3), 1.200 vagas/doses do imunizante Coronavac para a população acima de 65 anos que já está com aprazamento superior a 28 dias, a partir da data do recebimento da primeira dose da vacina. Para ter acesso, é necessário realizar o agendamento online disponível no site da PMVV. As doses serão administradas no Ginásio Tartarugão de forma presencial (a pé) a partir desta terça-feira (4), das 9h às 16h.

Também foram abertas 3.600 vagas para vacinação do novo grupo prioritário, contemplado na Resolução Estadual CIB 048/2021. As vacinas serão administradas a partir desta terça-feira (4) no Ginásio Tartarugão, Shopping Vila Velha (presencial) Boulevard Shopping (presencial) Umef Tuff Nader, Umef Graciano Neves e Ginásio Oswaldo Ruy.

Em Cariacica, começou no sábado (1°) a vacinação das pessoas com comorbidades contra a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) mantém o agendamento aberto para este público neste site.



Pontos moeda