Geral

Covid-19: Espírito Santo vai reservar 80% das doses para vacinar pessoas entre 55 e 59 anos

A informação foi confirmada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, nesta sexta-feira

Nadine Silva Alves

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/YouTube

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deve publicar nos próximos dias resolução que orienta gestores municipais das 78 cidades do Espírito Santo, sobre a vacinação da população em geral - fora dos grupos prioritários e sem comorbidades, por faixa etária, ou seja, do mais velho para o mais novo.

A informação foi confirmada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, durante solenidade para anunciar o início da vacinação de portuários e aeroportuários, que aconteceu no início da tarde desta sexta-feira (28). 

"A decisão vai nos dar mais liberdade aqui no Estado. Vamos começar a vacinar a população por faixa etária, do maior para o menor, sem comorbidades, desde que a gente reserve uma parte para os grupos de risco e, que tenhamos concluído a primeira dose das pessoas com comorbidades", explicou Casagrande.

Ainda de acordo com o chefe do Executivo, com a aprovação, a distribuição das vacinas acontecerá da seguinte forma: 10% das doses será para reserva técnica; 20% será para os grupos prioritários; e 80% destinados à imunização da população por faixa etária, começando de 55 a 59 anos.

"A gente começa nos próximos dias a vacinar a população por faixa etária, independente de ter ou não comorbidade", afirmou Casagrande. 

Veja aqui o pronunciamento

Sobre a medida 

A medida foi aprovada pelo Ministério da Saúde, após pedido do Espírito Santo, que fosse incluído a população em geral - fora dos grupos prioritários - contra a covid-19. 

A informação é do subsecretário em Vigilância de Saúde, Luiz Carlos Reblin. Ele esclareceu, no entanto, que o planejamento depende ainda da chegada das doses de vacina e, pela previsão do Ministério da Saúde, o Espírito Santo deve receber mais de 800 mil doses em junho.

"Nossa expectativa é iniciar em junho a vacinação para a população com mais de 55 anos. Estamos aguardando a definição do Ministério da Saúde. Se tivéssemos vacina disponível, chegaríamos em junho aos 18 anos. No ritmo da chegada das doses, devemos alcançar essa faixa etária no final de julho ou agosto", afirmou.

Atualmente, o Espírito Santo tem como grupos prioritários as pessoas com comorbidades, gestantes, idosos, trabalhadores da saúde, professores, agentes da segurança pública, rodoviários e moradores em situação de rua. Segundo o subsecretário, trabalhadores de portos e aeroportos devem ser atendidos nas próximas semanas. Outros profissionais devem ser vacinados junto ao grupo da população em geral.

>> Covid-19: ES quer começar a vacinar população maior de 18 anos até agosto


Pontos moeda