Geral

Escolas, ônibus e comércio: o que está permitido a partir desta segunda-feira? Confira!

Novo Mapa de Risco começa a valer nesta segunda-feira (10) e vai até o próximo domingo (16). Dos 78 municípios capixabas, 24 estão em Risco Alto, 42 em Risco Moderado e 12 em Risco Baixo. Não há cidade em Risco Extremo

Foto: Divulgação

As aulas presenciais para os estudantes do ensino infantil e fundamental l ( 1º ao 5º ano), nas cidades em risco alto, podem ser retomadas nesta segunda-feira (10). A flexibilização das regras para funcionamento das escolas públicas e privadas no Espírito Santo foi anunciada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, na última sexta-feira (07). Com isso, cerca de 40 a 50 mil alunos podem retornar as aulas presenciais em um esquema de rodízio.

As atividades acontecem nos mesmos moldes presentes hoje nas cidades de risco baixo e moderado, ou seja, 50% dos alunos em sala de aula e os demais 50% em ensino remoto. Para os estudantes dos demais níveis de ensino, no entanto, (fundamental II, superior e cursos técnicos), a regra permanece a mesma nos municípios de risco alto. Sendo assim, só é permitido o atendimento presencial de forma individual e com horário marcado.

Escolas particulares

Nas escolas particulares, a volta às aulas nesta segunda-feira foi confirmada pelo Sindicato das Empresas Particulares de Ensino. O Sinepe-ES garantiu que as instituições estão preparadas para o retorno.

"Nossas escolas estão preparadas e irão abrir nesta segunda-feira, atendendo ao decreto do governador. Para retornar, tivemos que atender um protocolo de biossegurança da Sesa, que é rígido, e estamos sendo fiscalizados", afirmou o presidente do Sinepe-ES, Moacir Lellis.

Escolas Municipais

Em Vitória, as aulas retornam nesta segunda-feira de maneira escalonada. O retorno é feito de forma gradual e com revezamento, com os protocolos de biossegurança já estabelecidos e adotados a partir de março. As salas de aula manterão o distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes e o professor.

Veja como fica a volta às aulas na capital:

• 10 de maio: estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (grupo azul);

• 17 de maio: estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (grupo laranja);

• 17 de maio: crianças dos grupos 5 e 6 da Educação Infantil. Nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), não haverá revezamento entre as crianças.

As aulas para os alunos do 6⁰ ao 9⁰ ainda não retornam à modalidade presencial.

Em Vila Velha, o ensino continua no formato remoto, seguindo os protocolos de segurança e preservando a saúde de todos. As aulas acontecem em ambiente virtual, por meio da plataforma municipal “Escola Tá ON” e do Google Classroom (Google Sala de Aula), com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais.

Em Cariacica, as atividades presenciais não retornam em maio. A Secretaria Municipal de Educação destacou que vai aguardar a evolução do processo de vacinação ao longo do mês e ampliar as discussões com o Sindiupes, Conselho e Fórum Municipal de Educação para planejar o retorno. 

Em Viana, a prefeitura informou que o retorno da educação infantil e das séries iniciais do ensino Fundamental, ou seja, do berçário até o 5° ano do Fundamental, será no dia 18 de maio. As atividades educacionais irão retornar de forma escalonada, ou seja, com rodízio entre aulas presenciais e atividades remotas em casa. Além disso, haverá escalonamento entre as turmas para evitar aglomeração. Os alunos terão dias de aulas nas escolas, onde poderão tirar dúvidas com os professores.

A Serra informou que irá divulgar o calendário de aulas, ainda, nesta segunda-feira.

Posicionamento do Sindiupes

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes) é contra a volta às aulas presenciais. 

"Não é normal em um estado como o nosso, morrer 50 pessoas por dia e reabrir escolas. É momento de fortalecer o distanciamento social. As experiências mundo afora já indicam que reabrir as escolas é fortalecer o contágio", disse o diretor do Sindiupes Gean Carlos Nunes de Jesus.

Durante o anúncio de retorno das aulas na sexta-feira passada, o governador Renato Casagrande disse que a decisão foi tomada com base em um parecer médico. Segundo ele, estudos apontam que as crianças na faixa etária de até 10 anos representam pouco risco de contágio, tanto entre colegas quanto entre professores.

"Temos um parecer da Sociedade de Infectologia do Espírito Santo. Ela assinou tecnicamente, em um debate conosco, que os estudos mostram que, nessa faixa, as crianças transmitem menos e, portanto, não causam disseminação e contágio da doença no momento em que a gente está em queda da doença e o percentual de crianças que se contagiam é muito pequeno", frisou Casagrande.

Entenda quais as regras para cada tipo de ensino:

ENSINO INFANTIL

São permitidas aulas presenciais nos municípios classificados em risco baixo, moderado e alto para a transmissão do novo coronavírus. Há um limite de 50% da ocupação das salas de aulas, por isso, parte dos alunos (50%) deve continuar com as aulas remotas. Os pais que não se sentirem seguros com o retorno podem optar por manter os filhos nas aulas remotas. Caso o interesse em retornar para a sala de aula seja superior ao limite de 50% da ocupação, as escolas devem se organizar para realizar revezamento semanal dos alunos na modalidade presencial.

ENSINO FUNDAMENTAL I (1º AO 5ºANO)

Segue as mesmas regras do ensino infantil. Nos municípios classificados em risco baixo, moderado e alto são permitidas aulas presenciais, respeitando o limite de 50% da ocupação das salas de aulas. Por isso, parte dos alunos (50%) deve continuar com as aulas remotas. Os pais que não sentirem seguros com o retorno podem optar por manter os filhos nas aulas remotas. Caso o interesse em retornar para a sala de aula seja superior ao limite de 50% da ocupação, as escolas devem se organizar para realizar revezamento semanal dos alunos na modalidade presencial.

ENSINO FUNDAMENTAL II (6º AO 9º ANO)

Nos municípios classificados em risco baixo e moderado, são permitidas aulas presenciais com limite de 50% da capacidade dos alunos na sala de aula. Os demais alunos devem continuar nas aulas remotas. Os pais e alunos que não sentirem seguros com o retorno ao presencial, podem optar por continuar na modalidade remota. Quando haver o interesse por retornar ao presencial superior ao limite de ocupação das salas de aulas, as escolas devem organizar o revezamento semanal dos alunos. Já nos municípios classificados em risco alto, os professores podem realizar atendimento presencial individualizado com horário marcado.

ENSINO MÉDIO

Segue as mesmas regras do ensino fundamental II. São permitidas aulas presenciais nos municípios classificados em risco baixo e moderado. Há um limite de 50% da capacidade de ocupação das salas de aula. Os demais alunos devem continuar nas aulas remotas. Os pais e alunos que não sentirem seguros com o retorno ao presencial podem optar por permanecer no ensino remoto. Caso haja o interesse pelo retorno ao presencial superior ao limite de ocupação das salas de aulas, as escolas devem organizar o revezamento dos alunos. Já nos municípios classificados em risco alto, os professores podem realizar atendimento presencial individualizado com horário agendado.

ENSINO ´TÉCNICO E SUPERIOR

Nos municípios classificados em risco baixo e moderado, as regras são as mesmas dos demais tipos de ensino: permitidas com 50% da capacidade de ocupação das salas de aula; o retorno ao presencial não é obrigatório, sendo permitido continuar no ensino remoto; e quando houver interesse pelo retorno à modalidade presencial superior ao limite, as instituições de ensino devem organizar o revezamento semanal dos alunos. Já nas cidades capixabas classificadas em risco alto, é permitido o atendimento individual, com horário agendado, para todos os cursos. No caso das aulas práticas dos cursos da área da saúde e segurança pública, são permitidas aulas presenciais, com limite de 50% de ocupação da sala de aula/laboratórios. 

VEJA COMO SERÁ O FUNCIONAMENTO DO TRANPORTE PÚBLICO

Com o anuncio do Mapa de Risco, que começa a valer a partir desta segunda-feira (10) e vai até o próximo domingo (16), dos 78 municípios capixabas; 24 estão em Risco Alto, 42 em Risco Moderado e 12 em Risco Baixo. 

Sempre que há uma alteração no Mapa de Risco, surgem dúvidas em quem mora no Espírito Santo. Uma delas é sobre o funcionamento do transporte público. Na Grande Vitória, não houve mudança. 

Transcol

Como todas as cidades da Grande Vitória estão classificadas no Risco Alto, os coletivos continuarão funcionando de segunda a sábado, das 5 às 22 horas. Aos domingos e feriados, os ônibus só poderão transportar os trabalhadores da saúde. 

Ônibus intermunicipais, interestaduais e transporte ferroviário

Outra regra do transporte público para as cidades capixabas do Risco Alto para a covid-19 é com relação ao limite de 75% de ocupação nos ônibus intermunicipais e interestaduais. A mesma regra é válida para o transporte ferroviário. Além disso, o embarque só pode ser feito até as 22h no transporte rodoviário.

FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO

A partir desta segunda-feira, o comércio de rua e shoppings centers nas cidades capixabas classificadas no risco alto para a covid-19, incluindo a Grande Vitória, voltam a funcionar em um horário mais restrito.

O comércio de rua, centros comerciais e galerias poderão abrir das 10 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 10 às 14 horas. Já os shopping voltarão a funcionar das 12 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e de 12 às 16 horas aos sábados.

Durante a semana passada, em função do Dia das Mães, celebrado neste domingo (09), o governo estadual autorizou, excepcionalmente, que os estabelecimentos comerciais tivessem o horário de funcionamento estendido nas cidades de risco alto. Tanto o comércio de rua quanto os shoppings puderam funcionar das 10 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 18 horas no sábado. O objetivo foi possibilitar um aquecimento maior do comércio às vésperas de uma data muito importante para o setor, na qual costuma haver um maior volume de vendas.

Para as cidades de risco moderado, não há restrição de horário para o funcionamento do comércio de rua e shoppings. No entanto, os protocolos de segurança precisam ser adotados pelos estabelecimentos, como a limitação de um cliente por 10m², obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e clientes, além do distanciamento social em filas.

Já os bares, lanchonetes, restaurantes, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas podem funcionar de segunda a sábado, até as 22 horas, e aos domingos até as 16 horas.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS CAPIXABAS

Foto: Divulgação / Governo

RISCO BAIXO: Águia Branca, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Ibatiba, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Muqui, São Roque do Canaã e Vila Pavão.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Ibiraçu, Ibitirama, Itapemirim, Iúna, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Piúma, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

RISCO ALTO: Alegre, Anchieta, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, Irupi, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Muniz Freire, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São José do Calçado, Serra, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

LEIA TAMBÉM: 

Mapa de risco: cai para 24 o número de cidades classificadas como risco alto no ES

Cariacica e Vila Velha não vão retomar aulas presenciais no mês de maio

Vitória divulga regras para retorno das aulas a partir da próxima segunda

Pontos moeda