Geral

Hóspedes começam a deixar hotel em Vitória após testarem negativo para a covid-19

O estabelecimento foi interditado na última sexta-feira, após um indiano que está no local testar positivo para o coronavírus

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória

Os primeiros hóspedes do hotel em Vitória que foi interditado, na última sexta-feira (30), após a confirmação de que um indiano que estava no estabelecimento havia sido infectado pelo coronavírus, começaram a ser liberados neste domingo (30). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), que disseram que eles deixaram o hotel após terem um segundo resultado negativo para o exame de RT-PCR.

No entanto, o hotel, localizado na orla de Camburi, na capital, segue interditado. No local, havia 94 pessoas isoladas, entre hóspedes e funcionários. As secretarias estadual e municipal não detalharam quantas pessoas já deixaram o hotel. 

A Sesa informou ainda que as Vigilâncias Municipal e Estadual continuam monitorando os demais hóspedes e funcionários que coletaram a primeira amostra neste sábado (29), e que os três indianos seguem isolados. 

Na semana passada, o hotel recebeu os três estrangeiros, sendo dois marinheiros e um comandante. Eles haviam chegado no Espírito Santo em um voo vindo de São Paulo e levariam um navio atracado no litoral capixaba para a Índia. 

O passageiro que testou positivo já teria chegado ao estado com sintomas de covid-19, como tosse, coriza e febre. Os outros dois testaram negativo para a doença. Mesmo assim, os três indianos seguem isolados.

Apesar de o exame de RT-PCR feito no hóspede indiano ter dado positivo, a confirmação se a contaminação é pela cepa indiana ainda depende de um exame para identificar a linhagem do vírus, que será feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Leia também:

>> Hotel fechado após indiano testar positivo para covid-19 suspende reservas até 15 de junho
>> Hotel interditado em Vitória não cumpria protocolo de segurança epidemiológica
>> Hotel fechado após indiano testar positivo para covid é usado por funcionários da Petrobras

A Secretaria de Saúde de Vitória informou que, desde a última quinta-feira (27), quando foi notificada pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Estado do Espírito Santo (CIEVS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a hospedagem de indianos na capital, passou a atuar junto à equipe da Sesa, com o objetivo de conter a entrada da variante indiana da covid-19 na capital.

Desde então, ambas as equipes continuam no hotel restringindo a entrada e saída de pessoas no local. Segundo a Semus, todos os trabalhadores e hóspedes do hotel também foram testados, independente de terem tido contato direto ou não com os indianos e estão mantidos em monitoramento até que o segundo resultado de cada indivíduo fique pronto e aponte negativamente para covid-19.

De acordo com a secretaria, a orientação segue a nota técnica da Sesa, divulgada na última semana, que diz que após dois testes de RT-PCR negativos para a covid-19 os hóspedes estariam liberados para deixar o hotel.

Pontos moeda