Geral

Indiano com covid no ES: hóspedes de hotel só poderão sair após resultado de exames

O hotel foi fechado na manhã desta sexta-feira (28), após três indianos, que estavam hospedados no local, apresentarem sintomas para o novo coronavírus; o teste de um deles deu positivo

Thaiz Blunck

Redação Folha Vitória
Foto: TV Vitória

Os hóspedes e servidores do hotel interditado pela Vigilância Sanitária nesta sexta-feira (28), após um indiano testar positivo para a covid-19, ficarão isolados e só poderão sair após o resultado dos exames. Ao todo, foram testados 52 adultos e cinco crianças, além de 37 funcionários do local. 

Durante transmissão para anunciar o início da vacinação de portuários e aeroportuários no Espírito Santo, o subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Luiz Carlos Reblin, explicou que o hotel está fechado e, inclusive, um evento que aconteceria no local foi cancelado. 

"O hotel não recebe mais clientes e ninguém mais acessa. Tinha evento previsto para acontecer nele, mas foi cancelado e as pessoas hospedadas, assim como os funcionários, só vão sair após o resultado do exame", afirmou Reblin. 

Os indianos chegaram ao Espírito Santo num voo vindo de São Paulo. Eles levariam um navio atracado no litoral capixaba para a Índia. O passageiro que testou positivo já chegou ao Estado com fortes sintomas de covid-19. No entanto, ainda não é possível afirmar que ele está infectado pela nova cepa indiana. O material coletado será analisado pela Fiocruz. 

"Todos que estão no hotel farão o teste RT-PCR para identificar se tem a presença do vírus. Se der positivo, como o primeiro caso do indiano, o material será enviado para a Fiocruz, que é o órgão que faz a análise e confirma a variante", explicou Reblin. 

Hotel fechado
O hotel na orla de Camburi, em Vitória, foi fechado por volta das 11h desta sexta-feira (28), após três indianos, que estavam hospedados no local, apresentarem sintomas para o novo coronavírus. Várias profissionais integrantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da Vigilância Sanitária foram acionados e estão no hotel neste momento. 

Além do indiano que testou positivo, outros dois, companheiros de trabalho do hóspede, também estavam em isolamento mas os primeiros testes deram negativo para covid. A informação foi confirmada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante a cerimônia de início da vacinação de portuários e aeroportuários no Palácio Anchieta, na capital.



Pontos moeda