Novo mapa de risco entra em vigor com mudança nas regras para abertura de comércio

Geral

Novo mapa de risco entra em vigor com mudança nas regras para abertura de comércio

Grande Vitória permanece no risco alto para a covid-19. Ao todo, 56 cidades capixabas estão nessa classificação e outras 22 no risco moderado

Foto: Polyana Martinelli

O novo mapa de risco do Espírito Santo passa a valer a partir desta segunda-feira (03) em todo o Estado. A principal novidade é que nenhum município está mais no risco extremo. A Grande Vitória permanece no risco alto para a covid-19. Ao todo, 56 cidades capixabas estão nessa classificação e outras 22 no risco moderado. 

A nova atualização do Mapa de Risco foi apresentada na sexta-feira (30), pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante pronunciamento. Dentre as principais mudanças, estão os novos horários para o funcionamento do comércio, especialmente pela proximidade com o Dia das Mães. As escolas, no entanto, continuam fechadas nas cidades em risco alto.

Comércio

O governador anunciou mudanças de regra no funcionamento do comércio nas cidades classificadas no risco alto para esta semana. Por ser a semana que antecede o Dia das Mães, o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais será estendido de maneira excepcional.

O comércio de rua e shoppings podem funcionar das 10h às 20h de segunda à sexta-feira, e no sábado das 8h às 18h na Grande Vitória e em todas as cidades que foram classificadas em risco alto.

Casagrande também explicou o motivo de o governo permitir que as lojas abram a partir das 8 horas no sábado e às 10 horas ao longo da semana. "A demanda por transporte público no sábado é menor. Nós estamos mantendo horário de início de funcionamento às 10 horas, de segunda a sexta, porque a gente quer distribuir a demanda por transporte público", frisou.

Escolas

Antes do pronunciamento de sexta-feira (30), havia uma expectativa de que o governador anunciasse mudanças nas regras do funcionamento das escolas no Espírito Santo. No entanto, Casagrande afirmou que ainda não houve um entendimento com representantes dos sindicatos das escolas e dos professores e, portanto, as regras permanecem as mesmas na semana que vem. No entanto, ao governador admitiu a possibilidade de haver mudanças na semana seguinte.

"Estamos discutindo um passo adiante. Não conseguimos fechar um entendimento nesta semana, mas eu espero que, na semana que vem, a gente feche. A gente tem interesse em dar mais um passo, que a gente possa buscar algum entendimento a mais nos municípios que estão no risco alto. Mas a gente quer fazer isso discutindo com os sindicatos dos proprietários das escolas e com os sindicatos dos trabalhadores, para que a gente possa ter toda segurança. Na sexta-feira que vem certamente a gente tem alguma decisão tomada", destacou.

Transporte público

Pela regra estabelecida pelo governo estadual aos municípios de risco alto, a atividade pode funcionar de segunda a sábado, das 5 às 22 horas na Grande Vitória.

"Os ônibus não funcionam em feriados nem domingos. É restrito esse transporte para as pessoas da saúde pública, para servir às atividades emergenciais deste momento tão especial, que é o combate à pandemia", destacou a secretária estadual de Turismo, Lenise Loureiro.

Foto: Reprodução

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO ALTO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

RISCO MODERADO: Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Marilândia, Mucurici, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Domingos do Norte, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão e Vila Valério.

Desaceleração da pandemia

Durante o pronunciamento, Casagrande também ressaltou a desaceleração da pandemia no estado, nas últimas semanas. "Nós estamos, pela primeira vez depois mais de dois meses, com o o RT abaixo de 1 (0,68). Fazemos essa medição toda semana. É uma notícia boa. Mostra que tudo que estamos fazendo tem tido resultado. Temos que comemorar essa pequena vitória. Quando todo mundo dá as mãos, isso é muito importante. Estamos com a redução do vírus nesse momento no estado do Espírito Santo".

"O óbito é o último dado a reduzir mais. A expectativa é diminuir ainda mais o número de pessoas que estão perdendo a vida. Precisamos trabalhar para reduzir ainda mais o contágio", completou.

O governador também falou da importância da população seguir mantendo as medidas de prevenção contra o coronavírus. "A gente está caindo e só continuaremos a cair com a taxa de transmissão, reduzindo óbitos, se continuarmos tomando cuidado. Não temos vacina para todo mundo, então temos que tomar cuidado redobrado, senão podemos ter o crescimento de uma nova onda no estado. A ocupação de leitos está em 85,5% e hoje anunciamos mais abertura de vagas no anexo ao Himaba. A partir de segunda-feira serão mais 15 de UTI e mais 25 leitos de enfermaria nesse anexo. Estamos hoje com 1.067 leitos para covid e continuamos com essa abertura".