Geral

Prefeitura de Vitória decide retornar com aulas presenciais na próxima segunda-feira

Prefeito da Capital fez anúncio em vídeo que foi compartilhado por aplicativo de mensagens e divulgado em redes sociais

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, anunciou retorno das aulas presenciais na rede municipal da Capital para a próxima segunda-feira (10). A informação foi divulgada por meio de um em um vídeo compartilhado em aplicativos de mensagens e redes sociais na tarde desta terça-feira (04). 

No vídeo, Pazolini anuncia a voltas das atividades escolares após uma reunião com representantes da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe) e com o pediatra e integrante da Sociedade Brasileira de Pediatria, Rodrigo Aboudib.

"Com muita responsabilidade e serenidade, o município vem debatendo a necessidade do retorno às aulas. Tivemos intensos debates ouvindo, dialogando e interagindo. É chegado o momento do retorno. Estamos perdendo toda uma geração, não dá mais para aceitar essa condição. Temos de respeitar a ciência, ouvir os especialistas, mas também os pais, mães aflitos que estão em suas residências", disse o prefeito. 

Pazolini garantiu que 43.618 alunos da rede municipal serão recebidos de forma segura, atendendo às normas sanitárias.

Veja o vídeo:

Mapa de risco

A notícia de retorno às aulas presenciais em Vitória contraria a determinação do Governo do Estado que, de acordo com o seu Mapa de Risco, suspende atividades nas escolas em municípios classificados como risco alto para transmissão do novo coronavírus. Uma nova classificação será definida e divulgada nesta sexta-feira (07) e o governo já havia sinalizado que pode haver mudanças no que se refere à suspensão das aulas nessas cidades. Atualmente, em risco alto, só é permitido atendimento individual pelos professores nas escolas, com agendamento prévio.

A reportagem da TV Vitória procurou a Prefeitura de Vitória para saber se a decisão de retomada das aulas tem amparo legal, mas até o momento a administração não se posicionou. Quando houver resposta, a matéria será atualizada. 

O governo do Estado também foi procurado para saber se tomará alguma medida legal já que não há autorização para retorno das atividades escolares presencialmente. A assessoria do governador Renato Casagrande respondeu que quem se manifestaria sobre o assunto seria a Secretaria de Estado da Educação (Sedu). 

A Sedu informou que continua seguindo o Mapa de Risco do Governo do Estado, que é atualizado semanalmente e que, atualmente, nos municípios de Risco Moderado (e quando houver municípios de Risco Baixo) as aulas na Rede Estadual podem ser realizadas no formato híbrido (presencial e remoto). 

Além disso, a Sedu disse ainda que as redes privada e municipais podem adotar o mesmo modelo, podendo, também, ser presencial. 22 municípios, classificados, atualmente, como Risco Moderado já realizam aulas no formato híbrido, de acordo com o Mapa de Risco vigente de 03 a 07 de maio.

Sinepe

O Sindicato da Empresas Particulares de Ensino (Sinepe-ES) disse que aguarda autorização do Governo do Estado para que as escolas particulares possam retornar com as aulas presenciais. A presença do presidente do Sinepe na reunião com o prefeito aconteceu porque foram discutidas questões relacionadas à Educação na pandemia, segundo o sindicato.




Pontos moeda