Geral

Risco alto faz Vitória voltar a ter restrições em escolas e comércio

Viana é a única cidade da região metropolitana classificada no risco baixo. As demais estão na mesma classificação que a capital capixaba

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

Um novo mapa de risco entra em vigor no Espírito Santo e provocará mudanças no funcionamento dos estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, escolas e outros serviços existentes na cidade de Vitória a partir desta segunda-feira (31). Isso porque a capital capixaba volta para o risco alto para a covid-19. Enquanto isso, Viana é a única cidade da região metropolitana classificada no risco baixo.

A capital passou as duas últimas semanas no risco moderado e, portanto, o funcionamento das atividades econômicas e sociais estava mais flexível no município. No entanto, nesta semana, as regras na capital capixaba passam a ser as mesmas adotadas pelas demais cidades da Grande Vitória — com exceção de Viana.

Regras

Os estabelecimentos comerciais, por exemplo, voltam a ter limitação de horário. O comércio de rua só vai poder funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e no sábado, das 10h às 14h. Já nos shoppings, o funcionamento será permitido de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h, e no sábado de 12h às 16h. No domingo, todos eles devem permanecer fechados.

Com relação aos restaurantes, eles só poderão funcionar das 10h às 20h, de segunda a sexta, e no sábado, de 10h às 16h. O funcionamento no domingo também é proibido. Já os bares da capital voltarão a fechar as portas, independente do horário.

Também haverá mudanças no ensino presencial, tanto nas escolas públicas quanto nas particulares. As aulas presenciais só poderão ser realizadas nas turmas da educação infantil e do ensino fundamental I (até o 5º ano). Nas salas de aula, deverá ser obedecida a limitação de 50% de sua capacidade total.

Os estudantes dos demais níveis voltarão a ter aulas somente na modalidade remota. O atendimento presencial só é permitido de maneira individual, com horário a ser agendado.

Viana em risco baixo

Para a cidade de Viana, as regras são mais flexibilizadas. Escolas podem ter aulas presenciais em todos os níveis de ensino e o comércio não tem restrições de dias e horários de funcionamento. Restaurantes e bares também estão liberados. Regras de distanciamento e uso de máscaras continuam obrigatórias.

Mapa de risco

O 57º Mapa de Risco Covid-19 começa a valer na próxima segunda-feira e terá vigência até o domingo seguinte (6). Dos 78 municípios capixabas, nove estão classificados em risco baixo, 42 em risco moderado e outros 27 em risco alto.

Confira as regras de cada classificação de risco:

RISCO ALTO

Comércio, Bares e Restaurantes

- Funcionamento de comércio de rua, centros comerciais e galerias das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 10h às 14h;
- Funcionamento de shopping centers, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h, e aos sábados, de 12h às 16h, inclusive restaurantes da praça de alimentação;
- Funcionamento de restaurantes das 10h às 20h, de segunda a sexta, e aos sábado, de 10h às 16h;
- Distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência podem funcionar das 10h às 16h, sem consumo presencial;
- Suspensão do funcionamento dos bares.

Medidas sociais

- Suspensão da realização de eventos;
- Suspensão da visitação de unidades de conservação ambiental e do funcionamento de todos os parques municipais;
- Suspensão do funcionamento dos cinemas, teatro, circos e similares, exceto em formato drive-in;
- Suspensão de funcionamento de espaços de lazer e recreação infantil, parques de diversões e similares.

Ensino

- Atividades presenciais autorizadas apenas para a educação infantil e fundamental I. Nos demais níveis, é autorizado o atendimento presencial, porém de maneira individual. Os demais estudantes devem permanecer com aulas online.

Trabalho remoto

- Trabalhadores que atuam na área administrativa, independente do ramo da atividade, inclusive no ramo da administração pública direta e indireta, deverão atuar prioritariamente em trabalho remoto.

Agências bancárias

- Poderão funcionar normalmente

Academias

- Vedada realização de atividades aeróbicas;
- Limitação de número de alunos por área do estabelecimento conforme Portaria SESA nº 226, Art. 11, §2º. Limitação de até 20 alunos por horário de agendamento, respeitando o limite de 15m² por aluno.

Sem restrições

- Farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e água, supermercados, minimercados, hortifrútis, padarias, lojas de produtos alimentícios, lojas de cuidados animais e insumos agrícolas, postos de combustíveis, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e bicicletas, estabelecimentos de vendas de materiais hospitalares e casas lotéricas.

RISCO MODERADO

Comércio, Bares e Restaurantes

- Funcionamento dos estabelecimentos comerciais sem limite de horário. Entretanto, algumas regras precisam ser seguidas, como a limitação de um cliente por 10m², obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e clientes, distanciamento social em filas, entre outras;
- Funcionamento de bares, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas de segunda a sábado, até as 22h, e aos domingos até as 16h.

Academias

- Possibilidade de atividades aeróbicas, desde que de maneira individual. A realização de atividades aeróbicas coletivas segue vedada;
- Limitação do número de alunos por área do estabelecimento conforme Portaria SESA nº 226-R, Art. 11 §2º.

Ensino

- Escolas podem abrir normalmente, para atividades com a presença de alunos, desde que a limitação da ocupação das salas de aula seja de 50% de sua capacidade.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

Foto: Divulgação / Governo

RISCO BAIXO: Baixo Guandu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Mucurici, Muqui, Santa Teresa, Viana e Vila Pavão.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Águia Branca, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibiraçu, Iconha, Itapemirim, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Vargem Alta e Vila Valério.

RISCO ALTO: Água Doce do Norte, Alegre, Anchieta, Apiacá, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Ecoporanga, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Pedro Canário, Pinheiros, São José do Calçado, Serra, Sooretama, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

Pontos moeda