Geral

Saiba como será a vacinação com Astrazeneca, Coronavac e Pfizer no ES

Somente na sexta-feira, o estado recebeu do Ministério da Saúde um total de 117.450 doses de vacinas, de diferentes laboratórios

Nadine Silva Alves

Redação Folha Vitória
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Espírito Santo recebeu, na sexta-feira (14), um total de 117.450 doses de vacinas para a Campanha de Vacinação contra o novo coronavírus. Foram 65.200 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan) e 52.250 doses da Astrazeneca (Oxford/Fiocruz), pertencentes à continuação da 19ª remessa enviada pelo Ministério da Saúde.

Os imunizantes do Instituto Butantan são destinados à aplicação de segunda dose da população que se encontra com esquema vacinal superior a 28 dias. As doses foram distribuídas, ainda na tarde de sexta (14), para os municípios da região metropolitana e para as secretarias de saúde Norte, Sul e Central.

Para as segundas doses, serão destinados os 65.200 imunizantes da Coronavac para público de 70 a 74 anos, 65 a 69 anos e trabalhadores da saúde que se encontram com esquema de vacinação superior a 28 dias.

Já as 52.250 doses da Astrazeneca serão destinadas para dar continuidade à vacinação de pessoas com comorbidades, do grupo de forças de segurança e salvamento e dos trabalhadores da educação.

Vacinação de gestantes e puérperas

Para esse grupo, o Estado continuará com a suspensão de vacinação com doses da Astrazeneca. Grávidas e puérperas com ou sem comorbidades passarão a receber doses da vacina Pfizer/BioNTech. A continuidade da vacinação ocorrerá de maneira regionalizada.

Foram definidas 14 cidades para receber as doses. São elas: Aracruz, Cachoeiro De Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guaçuí, Guarapari, Linhares, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Leia também: 

>> 14 cidades do ES vão receber doses da Pfizer; veja a lista
>> Ministério da Saúde espera receber 30 freezers para armazenar vacinas da Pfizer

Em relação à região Sul de Saúde, as doses serão encaminhadas primeiramente à regional e, após levantamento do quantitativo do público, serão encaminhadas a Cachoeiro de Itapemirim e Guaçuí.

Sobre o cumprimento do esquema vacinal do grupo de gestantes e puérperas que já foi vacinado com a primeira dose da Astrazeneca, a Secretaria da Saúde (Sesa) informou que aguarda orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e definições oficiais do Ministério da Saúde.

Veja como foi feita a distribuição nos municípios da Grande Vitória: 

Vitória:

Astrazeneca: 6.330 doses
Coronavac: 7.580 doses 
Pfizer: 3.048

Vila Velha:

Astrazeneca: 6.715 doses
Coronavac: 4.450 doses
Pfizer: 1.860

Serra:

Astrazeneca: 5.705 doses
Coronavac: 7.980 doses
Pfizer: 4.566

Cariacica:

Astrazeneca: 4.515 doses
Coronavac: 2.700 doses
Pfizer: 2.922

Confira o quantitativo recebido pelas outras 74 cidades capixabas

Fila maior de Coronavac

Mesmo com a chegada de dois novos lotes da vacina Coronavac nesta sexta-feira (14), mais de 152 mil capixabas ainda ficarão sem a segunda dose do imunizante. O problema é que também não há prazo para que esta parcela da população seja vacinada, já que a falta de insumos fez com que o Instituto Butantan paralisasse a produção completamente no Brasil.

A Sesa informou, somente na noite desta sexta-feira, o novo quantitativo de pessoas que estão na fila à espera da segunda dose da Coronavac no Espírito Santo. 

Anteriormente, a Secretaria de Saúde havia informado que na fila havia 87.749 pessoas aguardando a segunda dose, mas na noite desta sexta-feira, informou que atualizou o número e que agora são 152.787. O motivo, segundo a Sesa, é que "novos esquemas de vacinação completaram o intervalo recomendado de 4 semanas" e, por isso, o número de pessoas subiu. Ou seja, a secretaria não havia colocado na primeira fila de mais de 87 mil pessoas todas que tinham tomado a primeira dose. À medida em que o prazo foi vencendo é que mais pessoas foram entrando na contagem. 

Pontos moeda