Geral

VÍDEO| Saiba o que causou neblina que encobriu Grande Vitória nesta sexta-feira

Quem passava pela Terceira Ponte registrou a neblina cobrindo parte de Vitória e Vila Velha; meteorologista do Incaper explicou as causas do fenômeno

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Beatriz Figueiredo

Um nevoeiro encobriu o céu da Grande Vitória na manhã desta sexta-feira (21). Leitores do Folha Vitória registraram o fenômeno em diferentes pontos de Vila Velha, Vitória e Cariacica. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a condição é conhecida como nevoeiro de radiação, popularmente chamada de neblina.

Foto: Emanuelle Rafaski

Para entender como o fenômeno é formado, procuramos o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, que explicou o processo de formação da neblina. 

"A forte perda de calor da superfície terrestre no período noturno, resfria a massa de ar próximo à superfície. Há uma troca de energia com o solo, o vapor d'água presente nessa massa de ar atinge o ponto de saturação, através do processo de condensação do orvalho, formando o nevoeiro. Esse tipo de nevoeiro só ocorre no continente, quando há alta umidade, ar estável e pouco vento", explicou Hugo.

Motoristas que passavam pela Terceira Ponte, no início da manhã desta sexta-feira (21), ficaram surpresos com a neblina. Morador de Vila Velha, o comerciante Kleber Leite contou que o cenário, visto quando cruzou a ponte em direção à Vitória, chamou a atenção. 

"Passo por aqui todos os dias por volta das 6h da manhã. Hoje fui surpreendido pela neblina, quase não dava para ver Jardim Camburi e nem as montanhas que costumo admirar. Parecia que a cidade estava com um cobertor", contou.

Moradores do Centro de Vitória também registraram a neblina na região do Parque Moscoso. Em vídeo, é possível ver que por volta das 9h desta manhã, ainda havia um 'nevoeiro' cobrindo casas e prédios da parte da alta do bairro. 

Previsão para a sexta-feira

Apesar da perda de calor que causou a neblina, as temperaturas vão aumentar em todas as regiões do Estado, deixando a sexta-feira do capixaba com predomínio de sol e poucas nuvens no céu. Ainda de acordo com o Incaper, não há previsão de chuva para nenhuma área. 

Na Grande Vitória, o dia será de sol com poucas nuvens. Com tempo firme, a temperatura máxima pode chegar aos 31 °C.

Na Região Sul, sol e poucas nuvens, sem possibilidade de chuva. A temperatura mínima é de 19 °C e a máxima é de 33 °C. Nas áreas mais altas, mínima de 12 °C e máxima de 31 °C.

Na Região Serrana, o sol prevalecerá entre algumas nuvens. Sem previsão de chuva, a temperatura máxima é de 32 °C.

Já na Região Norte, o dia será de sol entre nuvens, com mínima de 22 °C e máxima de 34 °C.

Na Região Noroeste, o dia será de sol entre algumas nuvens e sem sinais de chuva. A mínima prevista é de 22 °C e a máxima é de 32 °C.


Pontos moeda