Geral

Vacina da Pfizer será aplicada em gestantes nos municípios do ES após suspensão da AstraZeneca

A vacina, até então, só estava sendo aplicada em moradores de Vitória; Anvisa orientou a suspensão da aplicação da AstraZeneca em gestantes nesta segunda-feira (10)

Foto: sesa
Um novo lote de vacinas da Pfizer chegou na noite desta segunda-feira ao ES

As gestantes com comorbidades do Espírito Santo que ainda não foram vacinadas contra a covid-19, agora serão imunizadas com a vacina da Pfizer. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, com a suspensão da vacinação com a AstraZeneca, recomendada pela Anvisa, o governo decidiu pela vacinação das gestantes capixabas com imunizantes da Pfizer.

A princípio, por orientação do Ministério da Saúde, as doses seriam destinadas exclusivamente para a cidade de Vitória. Agora, no entanto, será feita uma força-tarefa para ampliar a chegada do imunizante às gestantes de outros municípios. 

"Diante da suspensão da aplicação e do incremento em maiores volumes da chegada da vacina da Pfizer, o Governo do Espírito Santo decide encaminhar, no dia de hoje, a organização da vacinação macrorregional das gestantes, que ainda não foram vacinadas, com a vacina da Pfizer", explicou o secretário de Saúde. 

Nésio destacou ainda que o Espírito Santo não registrou nenhum evento adverso grave com a vacina da AstraZeneca em gestantes. As grávidas que já receberam o imunizante, segundo ele, devem acompanhar os sintomas. 

"O nosso plano estadual de imunização, a subsecretaria em Vigilância e Saúde, junto com as superintendências regionais, já estão organizando junto aos municípios como se dará a operacionalização da aplicação da vacina da Pfizer nas gestantes que ainda não receberam o imunizantes. Aquelas que já receberam, devem acompanhar os sintomas e observar a ocorrência de eventos adversos", orientou. 

Recomendação da Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota recomendando a suspensão imediata do uso da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford em gestantes. No Brasil, o imunizante é produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).

Leia também: Além do ES, São Paulo e Porto Alegre também suspendem vacinação de gestantes com AstraZeneca

De acordo com a agência reguladora, a orientação é resultado do monitoramento de efeitos adversos da vacina. "A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI)", diz a nota enviada à imprensa. A atual bula do imunizante não recomenda a aplicação em grávidas sem orientação médica individual.

A vacina Astrazeneca, desenvolvida na cidade inglesa de Oxford, tem um intervalo maior de aplicação entre as duas doses (três meses), enquanto a Coronavac deve ser aplicada em até 28 dias. No Espírito Santo, mais de 87 mil pessoas estão na fila para a segunda dose da Coronavac.

Novo lote da Pfizer 

O Espírito Santo recebeu mais 23.400 doses da vacina da Pfizer na última segunda-feira (11).  O lote, enviado pelo Ministério da Saúde, é o segundo carregamento do imunizante. O Estado recebeu a primeira remessa há uma semana, com 10.530 doses.



Pontos moeda