Geral

Americo Buaiz Filho: "O Folha Vitória já nasceu online e temos orgulho de ser líder de audiência"

Nos 15 anos do Folha Vitória, o presidente do Grupo Buaiz faz um resgate da história do jornal e conta como a sua criação foi uma aposta nos meios digitais. De forma inovadora, o veículo conquistou espaço no cotidiano do capixaba e hoje é o mais lido no Espírito Santo

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: TV Vitória

Às 6h do dia 10 de maio de 2007 nascia o Folha Vitória. Hoje, 15 anos depois, o jornal online é o maior do Espírito Santo. Prezando sempre por levar a informação precisa, de relevância e de forma ágil e gratuita para os milhões de leitores diários, o veículo já nasceu inovador.

O presidente do Grupo Buaiz, Americo Buaiz Filho, orgulha-se em lembrar da criação do jornal. Para ele, a Rede Vitória antecipou a modernidade que estaria por vir na era digital ao implementar um veículo totalmente online.

"Naquela época tínhamos a TV Vitória, já afiliada à Record, tínhamos duas rádios e o mercado reclamava do fato de não termos um jornal impresso e, por isso, diziam que não éramos uma rede de comunicação completa. Ouvimos isso algumas vezes, processamos e elaboramos o projeto do Folha Vitória, que já nasceu online", conta.

Com uma equipe empenhada, a ideia ganhou força e cresceu. O compromisso diário de manter o capixaba bem informado a cada clique se tornou motivo de orgulho.

"Voltamos ao mercado e dissemos: a partir de agora vamos ser uma rede de mídia eletrônica completa. Assim nasceu o Folha Vitória, com uma filosofia de ser gratuito e de atender a todos os capixabas que moram no Espírito Santo, no Brasil e no mundo. O online permite isso e nos enchemos de orgulho de sermos líder de audiência", pontua.

LEIA TAMBÉM: Folha Vitória completa 15 anos no ar com conteúdo de qualidade e de referência para os capixabas

Em tempos de desinformação, o comprometimento com a imparcialidade e a verdade refletem na credibilidade do jornal. 

Por dentro das tendências tecnológicas e de comunicação, o Folha Vitória aprimorou a forma de informar e interagir com os leitores, e se consolidou como o jornal online mais lido do Estado.

"Eu costumo medir as coisas, a relevância que elas têm, pela diferença que fazem na vida das pessoas. Fico imaginando acordar e não ter a possibilidade de ler o Folha Vitória, onde me informo sobre todas as notícias do Espírito Santo, vejo colunas sociais e econômicas, blogs e conteúdos novos diariamente. Eu, como capixaba, não consigo ver a vida cotidiana sem o Folha Vitória e suponho que isso aconteça com milhares de pessoas", acrescenta.

Como lembra Americo, o passado é de sucesso e o presente é de muito reconhecimento. Então, o que esperar do futuro?

Vem surpresa por aí... Leitores terão novidades ainda este ano

Foto: TV Vitória

De olho no futuro, a Rede Vitória se desafia mais uma vez para oferecer novidades ao capixaba. Em breve, os leitores do jornal online poderão conferir uma nova forma de consumir conteúdo. 

Sem dar muito spoiler do que está por vir, o vice-presidente do Hub de Inovação do Grupo Buaiz, Americo Buaiz Neto, adiantou que essa é uma aposta inovadora e que promete transformar a maneira em que o internauta acessa o jornal online.  

"Estamos desenvolvendo uma equipe para planejar o futuro do Folha Vitória. Neste ano, estamos com uma força-tarefa para desenvolver um projeto grandioso que vai mudar completamente como o leitor consome o conteúdo", adianta.

Inovação é marca do líder: as transformações do Folha Vitória

Voltado para o jornalismo online, o Folha Vitória já nasceu atrelado à inovação. Sempre atento as tendências e necessidades dos leitores, ao longo dos anos, o veículo tem investido nas mais diversas plataformas para oferecer ao público um conteúdo de qualidade e gratuito.

Além de poder acessar todo o conteúdo produzido por meio do navegador, o internauta também pode baixar o aplicativo do Folha Vitória em seu smartphone ou tablet e conferir, de qualquer lugar do mundo, as principais notícias do dia, reportagens especiais e muito mais.

Para além da cobertura dos principais fatos de repercussão nacional e regional, o Folha Vitória oferece ao internauta informações segmentadas sobre diversos assuntos, seja por meio de colunas, podcasts ou outros formatos especiais.

"O Folha Vitória está antenado e dialogando com a sociedade a todo momento, tentando perceber o que cada leitor gostaria de ter disponível e gratuitamente. Vamos sempre nos movimentar no sentido de atender àquelas pessoas que esperam da Rede Vitória iniciativas locais que estão conectadas com o mundo", frisa Americo Buaiz Filho.
Foto: Pedro Permuy/Folha Vitória

O jornal, assim como outros veículos da Rede Vitória, também tem buscado se aproximar ainda mais de seu público. Por meio do Vitrine Literária, página no Folha Vitória, os leitores podem conhecer e comprar livros de escritores capixabas.

Foto: Folha Vitória

Além disso, podem explorar a cultura Hip Hop e seus quatro elementos (grafite, break, MC e DJ) por meio da plataforma DNA Urbano, onde é possível encontrar conteúdos de eventos e de artistas que deixaram um verdadeiro legado na cultura urbana capixaba e do Brasil. O projeto foi lançado na última semana. 

Pontos moeda