Geral

Carteira de Identidade: capixabas reclamam de dificuldade para conseguir o documento

Há relatos de dificuldade para fazer o agendamento. Na Grande Vitória, o agendamento prévio é obrigatório

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória

Um dos documentos essenciais para qualquer pessoa tem gerado angústia e dor de cabeça para quem mora no Espírito Santo. A falta de vagas para conseguir renovar ou emitir a Carteira de Identidade tem obrigado muita gente a esperar até 60 dias para conseguir dar início à emissão do documento.

Samuel Ramos, que trabalha como armador, contou que esta há dois meses tentando renovar a Carteira de Identidade dele e da esposa. O filho de 13 anos também está tentando tirar o documento. No entanto, segundo Samuel, a resposta é sempre a mesma: sem vagas.

"Mesmo eu entrando cedo no sistema de agendamento, nunca encontro vaga," afirmou. 

O problema tem causado dificuldades para família, uma vez que diversos serviços essenciais exigem o documento de identidade como, por exemplo, a abertura de contas bancárias.

O segurança Paulo Roberto da Silva disse que está tentando fazer o agendamento, desde outubro do ano passado. Já são sete meses de espera, segundo ele.

A empresária Laurimar Silva de Souza disse que ficou mais de 2 anos sem a Carteira de Identidade. De acordo com ela, durante o período mais crítico da pandemia foi difícil agendar.

A emissão do documento é de responsabilidade da Polícia Civil. No Estado, são 80 pontos de atendimento. Na Grande Vitória, só é possível solicitar a primeira ou a segunda via da identidade, mediante agendamento prévio. 

A Polícia Civil afirmou que tem ciência das reclamações dos cidadãos, e disse que está investindo para acelerar o atendimento e ampliar a oferta de vagas. A PC informou ainda que os postos de identificação da Grande Vitória oferecem, diariamente, 600 vagas para a solicitação do documento. 

Segundo a PC, todos os meses são emitidas cerca de 18 mil Carteiras de Identidade em todo o Espírito Santo.

*Com informações da repórter Luana Damasceno, da TV Vitória/Record TV

LEIA TAMB´ÉM: Inscrições para o Enem 2022 terminam no sábado





Pontos moeda