Geral

Folha Vitória completa 15 anos no ar com conteúdo de qualidade e de referência para os capixabas

O maior jornal online do Estado se destaca pelo seu compromisso de manter o leitor bem informado com as principais notícias do dia, além de trazer conteúdo gratuito e diversificado em diversas plataformas

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Rosa

O Folha Vitória comemora 15 anos nesta terça-feira (10). Ao longo dessa década e meia, o veículo online líder de audiência no Espírito Santo cumpre o compromisso de manter o capixaba bem informado, com um jornalismo de qualidade e conteúdo gratuito. 

Veículo integrante do jornalismo da Rede Vitória, ao lado da TV Vitória/Record TV e da Rádio Jovem Pan News, o Folha Vitória se adaptou, no decorrer dos anos, às tendências na forma de se comunicar com seu público, inserindo-se nas principais plataformas digitais. 

Além de poder acessar todo o material produzido pelo jornal por meio do seu navegador preferido, o internauta tem a opção de baixar o aplicativo do Folha Vitória em seu smartphone ou tablet e continuar tendo acesso, de qualquer lugar do mundo, às principais notícias do dia.

Foto: Reprodução

O jornal online também tem presença marcante nas redes sociais, onde é possível encontrar postagens sobre o material produzido pela equipe de jornalismo e também vídeos, lives e outros conteúdos. 

Além de oferecer a melhor cobertura dos principais fatos de repercussão nacional e regional, o Folha Vitória oferece ao internauta informações segmentadas sobre diversos assuntos, seja por meio de colunas, podcasts e outros formatos especiais.

Foto: TV Vitória
Alexandre Carvalho destacou as mudanças pelas quais o Folha Vitória passou ao longo de seus 15 anos

O superintendente de Conteúdo da Rede Vitória, Alexandre Carvalho, lembra que o Folha Vitória passou por muitas transformações no decorrer dos anos, tanto na parte visual como na forma em que o conteúdo é transmitido ao internauta. 

No entanto, o compromisso de manter o leitor bem informado, com conteúdo relevante, com qualidade e gratuito, foi mantido.

"Ao longo desses 15 anos, passamos por muitas transformações e adequamos nosso conteúdo para as mais diversas plataformas, sempre atentos às tendências da comunicação. Mas não mudamos a nossa essência, que é levar ao nosso público, de forma gratuita, as notícias mais importantes do Espírito Santo, do Brasil e do mundo, sempre primando por um jornalismo sério e de qualidade", afirmou.

Atualmente, o jornal possui espaços dedicados exclusivamente a informações sobre empregos e concursos, negócios, gastronomia, games, entretenimento, saúde e bem-estar, política, entre outros.

"Fazer um jornal online do tamanho que é o Folha Vitória não é fácil. O Folha Vitória é um jornal pujante, com muitas informações, muitos jornalistas trabalhando. Temos também colunistas e blogueiros. E, recentemente, passamos a disponibilizar conteúdos de jogos e games", destacou o diretor-executivo da Rede Vitória, Geraldo Vimercati.

Com milhões de acessos todo mês, o jornal online é líder em audiência no Estado. Para Daniella Zanotti, chefe da Redação, levar a informação correta e com agilidade para o leitor é um dos principais objetivos do Folha Vitória. 

"Nosso foco é estar cada vez mais perto do leitor, com a premissa de preservar valores importantes como ética, independência, pluralidade e compromisso com a verdade."

Folha Vitória: um jornal que já nasceu digital

Desde o início, o Folha Vitória está inserido no meio digital, compreendendo a movimentação do mercado da comunicação, que em 2007 já caminhava para uma ampla digitalização das mídias.

Foto: Marcas Icones
Geraldo Vimercati ressalta que a Rede Vitória teve a visão, em 2007, de iniciar um veículo de comunicação totalmente digital

"Há 15 anos foi tomada a decisão de fazer um jornal online. Naquela época já se enxergava que o jornal impresso não teria muito tempo de vida. Então, nós partimos para fazer online, apesar da pressão de muitos empresários e políticos para que a gente apostasse no impresso. Mas tomamos a decisão certa", comemora Geraldo Vimercati.

O professor e pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e doutor em Comunicação, José Antonio Martinuzzo também ressaltou o fato de o Folha Vitória já ter nascido com a essência do jornalismo online, diferentemente de outros veículos, que passaram por um processo de digitalização de seu conteúdo.

"O webjornalismo é típico desses tempos de midiatização das relações sociais, econômicas, políticas e culturais. O Folha Vitória, pode-se dizer, é um nativo digital, porque ele não fez a migração do impresso para as plataformas digitais. Ele já nasceu on-line", frisou.

Foto: Divulgação
Leonardo Carraretto destaca a importância de um veículo de comunicação acompanhar o ritmo de informações das redes sociais

O empreendedor e especialista em inovação, Leonardo Carraretto, destaca a necessidade de se ter, nos dias de hoje, veículos digitais de credibilidade, como o Folha Vitória, que acompanham o ritmo com que as notícias se propagam em outros meios, como nas redes sociais.

"Hoje a gente tem um alto nível de informação sendo pulverizada por aí, especialmente nas redes sociais. Por isso, a gente precisa de veículos de comunicação que trabalhem na mesma velocidade com que são disseminadas as informações."

Já Martinuzzo ressalta que o jornalismo atual enfrenta diversos desafios, entre eles o de manter um processo de apuração dos fatos que precisa ser comprometido com a verdade, mas que acompanhe a instantaneidade das informações.

"Com a digitalidade, o jornalismo profissional ganhou mais espaço de circulação. Ele ganha relevância frente à epidemia de fake news que nos assola, mas também enfrenta desafios históricos à sua trajetória como uma das maiores conquistas da vida civilizada e republicana. Parabéns ao Folha Vitória e sucesso nesta nova fronteira da sociedade midiatizada."

Desde sua origem, o Folha Vitória tem como foco o conteúdo local, levando ao capixaba as informações que vão impactar diretamente o seu dia a dia. 

No entanto, o conteúdo do veículo também contempla os fatos mais relevantes que acontecem no restante do Brasil e do mundo.

"São 15 anos também de sucesso. O Folha Vitória hoje é líder disparado no Espírito Santo, no seu segmento. Estamos muito felizes com a atuação do Folha Vitória, que completa a Rede Vitória. Começamos com a televisão e com as rádios, mas o que se escreve é muito forte. O Folha Vitória é um jornal online completo", finaliza Geraldo Vimercati.

Folha Vitória ganha destaque nacional em seleção para programa de transformação digital

Em fevereiro deste ano, o Folha Vitória foi uma das 25 redações brasileiras selecionadas para participar do programa "Acelerando a Transformação Digital com ANJ e Aner". O jornal online foi contemplado com fundos para financiar projetos e melhoria de processos.

Foto: Reprodução
Folha Vitória foi uma das 25 redações brasileiras selecionadas para participar de programa internacional de mentorias

O programa é desenvolvido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) em parceria com o Meta Journalism Project (empresa responsável pelo Facebook e Instagram) e o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ na sigla em inglês).

Para ser selecionado, o Folha Vitória participou das mentorias do programa, que tiveram início em novembro do ano passado. Foram realizados treinamentos com especialistas internacionais em inglês, com tradução simultânea em português.

Para a chefe da Redação do Folha Vitória, é muito importante que o jornal participe de iniciativas como essa.

"O resultado da seleção foi mais uma conquista. Com o apoio do programa teremos mais ferramentas e recursos para transformar e melhorar nossos processos digitais e assim poder levar conteúdo com ainda mais qualidade e relevância para o capixaba", comentou Daniella Zanotti.

Os participantes selecionados estão recebendo treinamento estratégico e tático com especialistas do setor, além de US$ 15 mil para apoiar no desenvolvimento de projetos, produtos ou melhorias de processos.

Pontos moeda