FOTOS | Convento da Penha e Assembleia Legislativa ganham nova iluminação verde

Geral

FOTOS | Convento da Penha e Assembleia Legislativa ganham nova iluminação verde

A iniciativa é uma homenagem ao Dia da Defensoria Pública, celebrados na próxima quinta-feira (19). Nova iluminação seguirá até domingo (22)

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Marcos Salles

Uma nova iluminação no Convento da Penha, em Vila Velha, e na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), na Enseada do Suá, em Vitória, chamou a atenção de muitos capixabas na noite desta segunda-feira (16). Os dois locais foram iluminados com a cor verde

A novidade se deu em homenagem ao Dia da Defensoria Pública, que será celebrado na próxima quinta-feira (19). A cor verde representa a instituição. A nova iluminação no Convento e na Assembleia se estenderá até o próximo domingo (22).

De acordo com a Associação dos Defensores Públicos do Espírito Santo (Adepes), responsável pela campanha do Maio Verde, o objetivo é reforçar a importância do trabalho da Defensoria Pública no acesso à Justiça, na defesa de direitos e na promoção da cidadania para a população em situação de vulnerabilidade.

Na próxima quarta-feira (18), às 19 horas, haverá uma sessão solene na Assembleia Legislativa em homenagem aos profissionais da Defensoria Pública do Estado. O evento também vai marcar a divulgação da campanha nacional do Maio Verde no Espírito Santo, que este ano tem como tema “Onde há Defensoria, há Justiça e Cidadania”.

“É essencial o diálogo com os poderes e a sociedade civil sobre a importância do fortalecimento da Defensoria Pública, instituição fundamental à função jurisdicional do Estado e expressão e instrumento do regime democrático, cuja atuação é fundamental para a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, dos necessitados”, destacou o presidente da Adepes, Luís Gustavo de Gois Vasconcelos.

Foto: Fábio Nunes

A campanha tem duas linhas de sensibilização. A primeira destaca os serviços prestados pelas defensoras e defensores públicos às pessoas necessitadas que precisam de auxílio para garantia dos seus direitos e resolução de conflitos. 

A Defensoria Pública informou que, apenas em 2021, realizou mais de 15 milhões de atendimentos jurídicos em todo o país. Só no Espírito Santo, cerca de 450 mil pessoas buscaram orientação jurídica gratuita.

Ao mesmo tempo, a segunda linha de sensibilização trará luz sobre o olhar necessário de fortalecimento de aspectos estruturantes da Defensoria Pública. 

De acordo com a Adepes, é importante assegurar melhoria dos orçamentos destinados ao órgão para que se possa aprimorar a estrutura material e física das sedes, romper o ciclo de evasão de profissionais, aumentar o número de concursos públicos e alcançar ampla expansão territorial.

A campanha é uma iniciativa da Adepes e também da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), e conta com o apoio do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege) e da Defensoria Pública do Espírito Santo.

Pontos moeda