Maior da década: eclipse lunar total poderá ser visto no ES. Veja a data e horário!

Geral

Maior da década: eclipse lunar total poderá ser visto no ES. Veja a data e horário!

Por ser de longa duração, o fenômeno já é considerado um dos maiores eclipses da década

Foto: Reprodução / Youtube

O primeiro eclipse lunar total do ano acontecerá entre os dias 15 e 16 de maio e poderá ser visto de todo Brasil, inclusive no Espírito Santo. Diferentemente do eclipse solar que aconteceu no último final de semana, os capixabas apaixonados pela astronomia, terão o privilégio de observar o espetáculo em todo o Estado. 

Segundo o coordenador Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) Márcio Malacarne, o fenômeno já é considerado um dos maiores Eclipses Lunares da década por ser um evento longo, que poderá ser observado durante o final da noite ou madrugada adentro. O show astronômico durará 5h19min desde a penumbra. E a parte de sombra 3h27min.

Além disso, quem for prestigiar o evento, notará que a lua ficará com tom avermelhado, por conta dos raios vermelhos da atmosfera, conhecida popularmente como "Lua de Sangue". Além disso, segundo especificista, a lua ficará um pouco mais próxima da Terra, garantindo uma visão ampla do satélite natural. 

Leia também: Após conjunção de Vênus e Júpiter, saiba como visualizar Mercúrio no céu do ES

Segundo Malacarne, o eclipse lunar total ocorre quando todo o disco lunar é envolvido pela umbra do nosso planeta.  A sombra escura começará na noite da domingo (15), e terá seu termino na madrugada de segunda-feira (16). 

Para entender melhor as fases do astro e cada momento eclipse, o especialista fez uma breve explicação que pode ser acompanhada na ilustração abaixo.  

"A penumbra da Terra atinge a Lua às 10h32 (ponto P1 no anexo). Porém, a sombra da Terra só começa a ser visível às 23h28 de segunda-feira (U1). Às 00h29 marca o início da totalidade do eclipse. O máximo do eclipse será às 01h13. e o Fim da totalidade será às 01h543 (U3). Às 02h55 marca o momento em que a sombra da Terra deixa de ser visível sobre a Lua. Pode ser considerado o fim do eclipse. Mas a penumbra da Terra ainda estará muito levemente ofuscando a Lua até às 03h51, o fim do eclipse.

Foto: Divulgação/ Gatorama Observatório Astronômico da UFES


Para poder observar tranquilamente o eclipse, os interessados precisam ficar atentos também às condições climáticas, mas se, a princípio, o céu estiver nublado, não desanime: as nuvens podem se mover e revelar a lua por alguns momentos.

Quanto teremos um próximo eclipse? 

Quem espera ver um espetáculo grandioso como este vai ter que esperar por alguns anos. Segundo Malacarne,  próximo tão longo como este visto no Estado vai acontecer somente em 26 de junho de 2029. 

"No dia 2 de novembro, teremos outro Lunar Total, mas não será completamente visível como este do Brasil. Somente no Oeste do Brasil, será visível em parte, antes da Lua se pôr. Nem no litoral do Nordeste capixaba será visível", disse. 


.