Frio de quase 0ºC: moradores do ES registram geada e temperaturas congelantes

Geral

Frio de quase 0ºC: moradores do ES registram geada e temperaturas congelantes

Uma moradora da localidade de Córrego D'Antas, em Aracê, Domingos Martins, registrou o termômetro no local marcando 0.1ºC

A previsão do tempo entregou o que prometeu. Os institutos meteorológicos já previam que a madrugada desta quinta-feira (19) seria a mais fria do ano até o momento. Se na Grande Vitória já foi preciso caprichar nos cobertores, imagina como ficaram as temperaturas da Região Serrana?

Uma moradora da localidade de Córrego D'Antas, em Aracê, Domingos Martins, enviou uma foto em que o termômetro no local mostra a temperatura de 0.1º C.

Foto: Reprodução / Instagram/@angelica.burger e @elifugulim
Foto: Reprodução / Instagram/@angelica.burger e @elifugulim

Moradores da localidade de Peçanha, também em Domingos Martins, fizeram vídeos mostrando a camada de gelo sobre os carros. Segundo eles, por lá, os termômetros marcaram 6ºC.

Oficialmente a madrugada mais fria do ano

Segundo a Coordenação de Meteorologia do Incaper, a madrugada desta quinta-feira (19) foi a mais fria do ano, baseado nas medições das estações meteorológicas operadas pela rede de observações meteorológicas do Espírito Santo.

Foi constatado que na Estação Meteorológica Automática de Vitória, instalada no Campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), houve o menor registro histórico desde a sua instalação, em 30 de novembro de 2006, com 11,6 °C, superando o registro de 12,0 °C ocorrido nos dias 21 de agosto de 2010 e 09 de julho de 2011.

Em Vila Velha, na região Metropolitana, houve o menor registro histórico desde a sua instalação, em 17 de fevereiro de 2017. Na Região Serrana, em Venda Nova do Imigrante, a Estação Meteorológica do Inmet, instalada na Fazenda Experimental do Incaper, registrou a mínima de 3,9 °C, sendo o menor registro ocorrido desde a sua instalação em 10 de fevereiro 2017.

Esse registro só não foi inferior aos 2,6°C, ocorrido em 01 de junho de 1979, observado pela Estação Meteorológica Convencional instalada no mesmo local.

Já na Estação Meteorológica do Incaper, instalada na Fazenda Experimental Mendes da Fonseca, no distrito de Aracê, em Domingos Martins, o registro de 1,5 °C foi o menor registro histórico desde a data da instalação da estação automática, em 14 de abril de 2010, superando o registro de 1,8 °C ocorrido em 22 de agosto de 2010.

Esse registro só não foi inferior aos incríveis -1,0 °C, ocorrido em 14 de julho de 1963, observado pela Estação Meteorológica Convencional instalada no mesmo local.

Para os próximos dias, a tendência é que as temperaturas continuem amenas no Espírito Santo por conta da atuação da massa de ar polar.

Vila Velha (Inmet): 9,1°C
Vitória (Inmet): 11,6 °C
Venda Nova do Imigrante (Inmet): 3,9 °C
São Mateus (Inmet): 13,8 °C
Pres. Kennedy (Inmet): 16,5 °C
Nova Venécia (Inmet): 14,9 °C
Marilândia (Inmet): 14,7 °C
Linhares (Inmet): 14,9 °C
Ecoporanga (Inmet): 13,4 °C
Alfredo Chaves (Inmet): 11,8 °C
Alegre (Inmet): 10,3 °C
Afonso Cláudio (Inmet): 6,8 °C
Aracê, Domingos Martins (Incaper): 1,5 °C
Cachoeiro de Itapemirim (Incaper): 13,9 °C
Iúna (Incaper): 8,6 °C

Fonte de dados: Inmet e Incaper

Alerta de onda de frio

O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou um aviso de alerta, com o grau de severidade de perigo para onda de frio em todo o Espírito Santo.

Segundo o aviso, pode haver queda de 5ºC abaixo da média em todo o Estado, podendo durar até cinco dias, apresentando risco à saúde.

Leia também: Faz mal usar o celular no escuro? Causa câncer? Saiba como proteger os olhos

Pontos moeda