Geral

Saiba como destinar parte de seu IR para instituições sociais do ES

É possível destinar até 6% do imposto devido para organizações sociais do estado. Apenas cerca de 10% dos contribuintes fazem esse direcionamento

Você sabia que é possível fazer a diferença para quem mais precisa de ajuda com o dinheiro do seu Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)? O período de declaração foi prorrogado e vai até o dia 31 de maio. Confira abaixo o passo-a-passo para direcionar parte do seu imposto para instituições sociais como a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci).

Foto: Divulgação

É possível destinar até 6% do imposto devido para organizações sociais do Espírito Santo, em duas partes de 3% para cada. Todos os anos, cerca de R$ 700 milhões deixam de chegar a inúmeras e necessitadas organizações por conta de os contribuintes não fazerem essa opção. Hoje, apenas 10% do montante possível é efetivamente designado, apesar de ser muito fácil destinar e não haver riscos de “cair na malha fina”.

A Acacci é uma das instituições filiadas à Federação do Terceiro Setor do Espírito Santo (Fundaes) e participa da campanha Leão Solidário, com a mascote Leal, um leãozinho jovem, simpático e sorridente. O objetivo é conscientizar a sociedade capixaba da importância de fazer a destinação de parte do seu imposto de renda devido para entidades do terceiro setor, que são beneficiadas através dos recursos dos FIA – Fundo da Infância e Adolescência ou Fundo do Idoso, entre outras leis de incentivo.

Veja como destinar parte do pagamento para essas associações:

Passo a passo:

1. Conclua normalmente todo o preenchimento da declaração, mas não transmita ainda;

2. Vá até a área "Resumo de Declaração", depois em "Cálculo do Imposto" e veja se há imposto devido. Caso haja, você pode doar;

3. Agora, vá para a ficha "Doações diretamente na declaração" e clique na opção "Novo";

4. Para doar para associações como a Acacci, selecione a aba "Criança e adolescente". Também é possível destinar o imposto para fundos de apoio a idosos;

5. No campo "tipo de fundo", selecione "Estadual". Ao selecionar o Espírito Santo, o sistema completará automaticamente o CNPJ.

6. No campo "Valor", você terá que preencher com o valor disponível sugerido que aparece no canto inferior direito do aplicativo.

7. Clique em "OK" e pronto! Obrigado por ajudar a Acacci a combater o câncer infantojuvenil.

Sobre a Acacci

A Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (ACACCI) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), criada em 15 de março de 1988 e tem como objetivo oferecer suporte psicossocial, integrativo e complementar às crianças e adolescentes em tratamento e às suas famílias.

Siga-nos nas redes sociais e saiba mais no nosso site: https://acacci.org.br/

Pontos moeda