Geral

VÍDEO | Susto! Píton de 4 metros e 80 kg é encontrada por moradora em casa na cidade de São Mateus

A dona da residência acreditava que o animal fosse uma jiboia, espécie comum no Estado e que não é venenosa

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória

Uma moradora da cidade de São Mateus passou por um susto daqueles na tarde desta quarta-feira (11). Ela encontrou uma cobra gigante dentro de casa e, imediatamente, acionou a Equipe de Resgate de Animais e Educação Ambiental da 3ª Companhia do município, localizado no Norte do Espírito Santo.

A dona da residência acreditava que o animal fosse uma jiboia, espécie comum no Estado e que não é venenosa. 

No entanto, ao chegar no local, a equipe comandada pelo Capitão Fabricio Pereira Rocha ficou surpresa. O réptil não era uma jiboia como havia informado a moradora. Na verdade, eles se depararam com uma Python bivittatus, também conhecida como Píton Birmanesa

O réptil é de origem asiática, pode chegar a 8 metros de comprimento e não é venenoso. O animal que os militares resgataram media aproximadamente 4 metros e pesava cerca de 80 quilos, informou o capitão.

Foto: Fabricio Pereira
Foto: Fabricio Pereira
Foto: Fabricio Pereira

Segundo Rocha, o animal é exótico e não pode ser solto no meio ambiente brasileiro por não existirem predadores naturais.

Por se tratar de um animal exótico e não pertencer à fauna brasileira, a cobra precisou ser resgatada e encaminhada para a sede do IBAMA, que fica na 3ª Companhia de São Matheus, para posteriormente ser levada ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (CEREIAS).

LEIA TAMBÉM: Família encontra filhote de cobra venenosa dentro de casa na Serra

Foto: Foto: Fabricio Pereira

*Texto do estagiário Thiago Soares, com supervisão do editor Ramon Ribeiro

Pontos moeda