Geral

Quer mais curtidas no Instagram? Veja dicas para fazer fotos perfeitas

Especialista dá dicas para fazer fotos perfeitas com o celular e arrasar no Instagram

Foto: Reprodução/ Pexels

As câmeras dos smartphones cada vez mais tecnológicas têm deixado os registros de momentos e lugares especiais mais bonitos. Nas redes sociais, as fotos "perfeitas" publicadas nas redes sociais, como o Instagram, ajudam a gerar mais engajamento em curtidas e compartilhamento.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Nos últimos anos, com a possibilidade de fazer cliques maravilhosos com apenas o celular, muitas pessoas passaram a dedicar o tempo às fotografias. 

O professor especialista na área, Jomar Villanova, explica que a rotina de fotografar ajuda as pessoas a dominar as técnicas e fazer fotos cada vez mais bonitas.

Desafie-se e crie uma rotina de fotografar diariamente. Isso irá auxiliar no domínio da técnica. Una a teoria com a prática, aproveite e se divirta fotografando. Além de treinar o seu olhar fotográfico, irá perceber uma grande melhora na qualidade das suas fotos, podendo desenvolver até o seu próprio estilo”, disse.

Ele separou algumas dicas para ajudar os amantes de fotografia a fazer cliques perfeitos e, quem sabe, bombar nas redes sociais. Você pode ver o seu clique no perfil do Folha Vitória no Instagram. Para isso, basta compartilhar a foto e marcar o jornal online.

Confira dicas para tirar fotos e bombar no Instagram

Pense a composição da foto 

O primeiro exercício fotográfico detalhado pelo professor é chamado de 100 passos. Você deve escolher um local para começar a fotografar. A dica é caminhar cerca de 100 passos do que se deseja fotografar, em qualquer direção. 

"Pare, observe o local e tire 20 fotos do ambiente ao seu redor. Aproveite para explorar o que encontrar nele. Perceba nestas fotos detalhes que poderia não ter percebido, pessoas passando, carros, os elementos da cena. Após dê mais 100 passos e tire mais 20 fotos com o mesmo objetivo", disse.

Tenha atenção à iluminação

Como é importante ter domínio da luz na fotografia, Jomar dá algumas dicas para dominar a iluminação nas fotografias. 

"Escolha um objeto simples, coloque uma luminária de mesa e tire fotos mudando a posição da iluminação neste objeto. Não é necessário ter uma iluminação de estúdio ou vários flashes de foto", pontuou.

De acordo com o especialista, você poderá observar no mesmo cenário resultados fotográficos diferentes com base na direção da luz.

LEIA TAMBÉM: Veja outras dicas para tirar fotos incríveis com o celular

Busque enquadramentos diferentes

Caso não utilize tripé, o professor explica que é possível encostar o celular em algum local fixo para não movimentá-lo. 

"Se estiver segurando o celular manualmente, no momento que for dar o click e tirar a foto, prenda a respiração para que o movimento do seu corpo não mude a posição enquadrada."

Procure uma inspiração para fotografar

Buscar boas referências no mundo da fotografia também pode ajudar. O professor orienta que as pessoas procure uma inspiração profissional e selecione algumas imagens produzidas por elas. 

"Tente recriá-las, verifique os elementos fotografados como a composição, o enquadramento, a iluminação, as diferentes poses, o movimento, além do desenvolvimento do olhar, auxilia na compreensão da técnica utilizada", orientou.

LEIA TAMBÉM: Veja como visualizar os stories do Instagram de forma anônima

Explore as funções da câmera

Outra dica do professor é para que as funções da câmera sejam exploradas. Normalmente, os aparelhos já vem de fábrica em "automático". Você pode desabilitá-lo e testar as diferentes combinações das funções da câmera do celular para ter mais possibilidades de resultados.

Pontos moeda