Geral

Esquadrilha da Fumaça fará apresentação em Vila Velha

Para as demonstrações aéreas no aniversário da cidade serão utilizadas sete aeronaves A-29 Super Tucano, que vão realizar aproximadamente 50 manobras

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Força Aérea Brasileira

A comemoração dos 488 anos de Vila Velha terá este ano uma homenagem em alto nível. Isso porque o céu canela-verde vai receber uma apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A apresentação deve durar cerca de 50 minutos e acontecerá no dia 23 de maio, às 16h, na Praia de Itaparica. Para as demonstrações aéreas serão utilizadas sete aeronaves A-29 Super Tucano, que vão realizar aproximadamente 50 manobras.

No mesmo dia, pela manhã, acontecerá o tradicional desfile cívico no Centro de Vila Velha, nas avenidas Jerônimo Monteiro e Champagnat. 

A apresentação da esquadrilha, que marca o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense, foi confirmada pelo prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, em uma publicação em seu Instagram.

Na postagem, o prefeito afirma que a apresentação tem como objetivo "realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira".

A data de 23 de maio marca oficialmente o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense. Ela tem origem no ano de 1535, quando portugueses, a bordo da caravela Glória, desembarcaram na região onde se localiza a Prainha, em Vila Velha, com a missão de colonizar a então Capitania do Espírito Santo. 

A cidade canela-verde foi fundada pelo donatário português Vasco Fernandes Coutinho, tendo sido a sede do governo durante 14 anos. Depois, ela foi transferida em 1549 para a Vila de Nossa Senhora da Vitória, hoje a capital Vitória.

Pontos moeda